Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 3 de janeiro de 2009

GOLIAS CONTRA DAVI

Pergunte a uma criança de 10 anos: Meu filho, você conhece a história de Davi contra Golias? Quase todos conhecem, principalmente aqueles que fizeram primeira comunhão ou participam de escola bíblica.

Davi foi amplamente biografado, os escritores ressaltam sua beleza e suas qualidades musicais além de um grande administrador que foi e fundador de uma dinastia que durou mais de 400 anos. Mas fiquei sabendo, que tinha centenas de mulheres e que uma delas tinha sido mulher de um empregado seu, e outras coisas que não é muito correto falar de alguém que já morreu.
Quanto a Golias, pouco além de que era um gigante filisteu e morreu com uma pedrada atirada por uma arma ancestral da baladeira.

Pesquisei sobre Golias e como sei que poucos o conhecem muito bem, cito alguns dados: (me prometa que não vai incomodar o pastor nem o padre da sua igreja com perguntas).
Golias era um gigante da cidade de Gate e campeao do exército filisteu, possivelmente um soldado mercenário. Seria da tribo dos refains, um povo de gigantes. Tinha 2.90 de altura e pesava uns cento e cinqüenta quilos. A lâmina de ferro da sua lança pesava quase 7 kg e sua armadura de cobre pesava 57. Como se vê, Golias era uma máquina de guerra, mas com uma fraqueza: A arrogância.

Imagino hoje o duelo entre os dois. Golias e seu aparato bélico, seu gigantismo e sua arrogância contrastando com a fragilidade do pequeno pastor, humilhado, desarmado a não ser pelas pedras que coletava no solo pedregoso. As pedras que abateram o gigante.

A maior parte dos historiadores trata Golias como um mito, fundamentado apenas na Bíblia, o que para alguns historiadores não é fonte confiável.
Prefiro neutralidade sobre o tema. Prefiro tratar o assunto como uma oportunidade de contextualização.

Ainda que eu não tivesse nada a ver com as guerras ocorridas no outro lado do mundo, não poderia ficar neutro diante das notícias das barbaridades cometidas nos últimos dias pelo exército israelense contra os desesperados e dasamparados palestinos .
Jesus era judeu, isso eu bem sei, mas será que ele se orgulharia da matança patrocinada pelos seus irmãos? O conflito entre Israelenses e Palestinos é o mesmo de milênios antes de Cristo. É uma vergonha encontrar pessoas ditas "crentes", que endossam o massacre dos palestinos baseados no Velho Testamento bíblico. Que acreditam que os israelenses são o “Povo de Deus” e o resto do mundo é gentio, pagão e merece morrer. Fico com José Saramago quando define quem é quem nos dias de hoje:

As pedras de Davi mudaram de mãos, agora são os palestinos que as jogam. Golias está do outro lado, armado e equipado como nunca esteve soldado algum na história das guerras, a não ser, claro está, o amigo norte-americano. Ah, sim, as horrendas matanças de civis causadas pelos chamados terroristas suicidas... Horrendas, sim, sem dúvida; condenáveis, sim, sem dúvida, mas a Israel fica muito que aprender se não é capaz de entender as razões que podem levar um ser humano a transformar-se em bomba.
(José Saramago é escritor português, prêmio Nobel de Literatura de 1998.

Nenhum comentário: