Queria comprar a imagem, mas quanto valeria? Um milhão, dez reais, um cruzeiro?Se a imagem não tem conteúdo, se não servirá para transformar o mundo, não valerá coisa nenhuma.
A foto não era muito importante, tanto que nem registrarei aqui. O importante nisso é a consideração.
Lembrei de Alberto Korda e Sebastião Salgado, esses sim, dois grandes fotógrafos.
Korda é autor da imagem mais reproduzida em todo o mundo. Sua foto histórica é o “guerrilheiro heróico”, onde Che Guevara aparece durante um evento em Cuba e foi flagrado olhando um ponto qualquer do infinito. Nunca um clique foi tão feliz.Alberto Korda morreu em 2001 e nunca recebeu qualquer tipo de pagamento pela foto e nunca se esforçou em receber.
Quanto a Sebastião Salgado é uma sumidade em fotojornalismo engajado. Suas fotos são uma denúncia da barbárie do capitalismo.
Será que ele já ouviu falar nos dois?
Meu amigo não era fotógrafo e aquela foto não valia mesmo uma amizade, certamente.
Depois ele tentou explicar: Pensava que eu trabalhava para certo jornal de Rio Branco que segundo ele, não tem o devido respeito com o uso de imagens e direitos autorais.
As amizades também passam, assim como a frustração deverá se esvair.
2 comentários:
Não sei o que vale mais para o ser humano:
1º- O espírito capitalista de ganhar algo em troca, ou
2º - O Egoísmo de ser o único a ter registrado um momento no tempo.
Lembre-se, não perdemos aquilo q nunca tivemos, portanto o "cara" nunca foi seu amigo. Além do mais, amizade é construção de tempo, bem como, a indiferença torna letal qualquer falta de consideração.
Postar um comentário