Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Política é isso...

Moradias populares beneficiam famílias de baixíssima renda

Um natal diferente. Quarenta e uma famílias de Tarauacá vão passar o natal em casas novas.
As casas populares, fruto de emenda da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), no município de Tarauacá já estão praticamente prontas, faltando apenas alguns detalhes como assentar as caixas d’água.

As empresas do município (exigência da autora da emenda), que construíram as casas, respeitaram o gosto dos futuros moradores e cada casa foi pintada com as cores escolhidas pelos donos. A de Bernadete Souza da Silva é amarela com aberturas e detalhes em azul.“Eu quis essas cores porque são vivas e alegres e mostram como nos sentimos por ganhar a casa nova”, disse satisfeita a mãe de seis filhos, com um bebe de um ano no colo, e outros três agarrados na saia.

Casada há vinte anos com um vigia, Bernadete não conseguia reformar a casa que estava caindo. Se inscreveu para tentar conseguir uma das casas, quando soube pelo rádio que a deputada Perpétua Almeida havia destinado recurso para a construção de casas para atender a população mais carente. Como o critério de escolha era renda, com prioridade para as menores e maior número de filhos, ganhou a casa nova que foi construída ao lado da antiga.

As crianças e a mãe já começaram a plantar o jardim e afirmam que assim que terminar o tempo seco vão fazer uma horta.

Para morar nas casas de madeira, com banheiro de alvenaria, as famílias tiveram que freqüentar um curso de conservação e manutenção onde aprenderam como fazer a madeira durar mais tempo, além de artesanato a partir de produtos recicláveis. O resultado começará a ser posto em pratica nos próximos meses, quando a família vai se reunir para confeccionar os enfeites de natal a partir de garrafas peti.

“Esse ano nós vamos passar o natal na casa nova. Eu nem acredito que isso está acontecendo. Eu nem tinha mais esperança, porque o meu marido ganha pouco e eu com esse monte de menino não tenho como trabalhar”, disse Bernadete emocionada.
Ao ser informada da situação a deputada Perpétua Almeida emocionou-se. “São resultados como esses que funcionam como combustível para a luta. Eu sabia que muitas famílias necessitadas ficariam felizes com as casas, mas a dimensão disso só veio ao tomar conhecimento da situação dessa família. Nossa! Que coisa boa que eles estão fazendo a relação da casa nova com presente de natal. Eu fico muito satisfeita”, disse a deputada comunista

Nenhum comentário: