Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

domingo, 27 de setembro de 2009

Quanto vale uma foto?

Ontem perdi um amigo. Era fotógrafo. Estávamos num evento e como eu não conseguisse me aproximar para fazer o registro pedi que me cedesse a imagem. Negou-me.

Queria comprar a imagem, mas quanto valeria? Um milhão, dez reais, um cruzeiro?Se a imagem não tem conteúdo, se não servirá para transformar o mundo, não valerá coisa nenhuma.

A foto não era muito importante, tanto que nem registrarei aqui. O importante nisso é a consideração.

Lembrei de Alberto Korda e Sebastião Salgado, esses sim, dois grandes fotógrafos.

Korda é autor da imagem mais reproduzida em todo o mundo. Sua foto histórica é o “guerrilheiro heróico”, onde Che Guevara aparece durante um evento em Cuba e foi flagrado olhando um ponto qualquer do infinito. Nunca um clique foi tão feliz.Alberto Korda morreu em 2001 e nunca recebeu qualquer tipo de pagamento pela foto e nunca se esforçou em receber.

Quanto a Sebastião Salgado é uma sumidade em fotojornalismo engajado. Suas fotos são uma denúncia da barbárie do capitalismo.

Será que ele já ouviu falar nos dois?

Meu amigo não era fotógrafo e aquela foto não valia mesmo uma amizade, certamente.

Depois ele tentou explicar: Pensava que eu trabalhava para certo jornal de Rio Branco que segundo ele, não tem o devido respeito com o uso de imagens e direitos autorais.

As amizades também passam, assim como a frustração deverá se esvair.

2 comentários:

Marcus Vale disse...

Não sei o que vale mais para o ser humano:
1º- O espírito capitalista de ganhar algo em troca, ou
2º - O Egoísmo de ser o único a ter registrado um momento no tempo.

Anônimo disse...

Lembre-se, não perdemos aquilo q nunca tivemos, portanto o "cara" nunca foi seu amigo. Além do mais, amizade é construção de tempo, bem como, a indiferença torna letal qualquer falta de consideração.