Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

DIA DA ÁRVORE - COMEMORAR O QUÊ?

Ontem as escolas comemoraram o Dia da Árvore. Intencionalmente mantive o silêncio para preparar a minha homenagem depois da festa.

A minha preferida é de longe a Samaúma (Ceiba pentandra). Símbolo sagrado na cultura Maia e dos povos da floresta de modo geral que a consideram a "mãe-das-árvores".

Samaúma localizada acima da Boca do Môa

Três características fazem uma samaúma inconfundível: a altura, o diâmetro (da copa e do tronco) e as sapopembas (conhecidas por aqui como sacupembas).

Por aqui, infelizmente, nossos governantes não tem tido a preocupação de plantar ou pelo menos preservar as sobreviventes do perímetro urbano.

Quem não lembra de uma samaúma que havia na praça em frente ao Bradesco? Foi derrubada para construir um "bebódromo".

Miséria intelectual é isso. Em plena floresta amazônica, Cruzeiro do Sul é a terra do "ficus" e da "palmeira imperial".

Por que esses incompetentes não plantam espécies da floresta que nos rodeia ao invés de ficarem inventando?

E depois, queriam execrar o Carioca. É miséria mesmo. Aprontam, aprontam, fazem palhaçada sobre palhaçada e ainda por cima pedem nosso respeito.

Um comentário:

Terra Náuas disse...

Eu me lembro. Tiraram a Samaúma para manter aqueles barracos horriveis. Foi solicitado pelo Maciel(sec de Obras-gestão Cesar Messias) e concedida pelo IMAC (gestão Isa Magalhães). Depois foram as castanholas da av. Mancio Lima(obra do governo do estado) e por último as castanholas em frente à praça de taxi. Em com isso a temperatura no centro da cidade está ficando insuportável. Tira-se uma árvore para se colocar ar condicionado. É uma ignorância sem limite.