Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morreu José Saramago.

Hoje, a maioria dos blogs em Língua Portuguesa do mundo inteiro estão lamentando a morte de José Saramago. Ao lamentar a morte do escritor português, sinto como se estivesse vivendo a História.

Um dia seremos cobrados pelo muito ou pelo pouco conhecimento sobre sua vida e sobre sua obra.
Na Língua Portuguesa, apenas Camões, Fernando Pessoa e Jorge Amado estiveram a sua altura.

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma."

O texto acima foi o último texto publicado no "Caderno de Saramago", um blog mantido por sua esposa e por membros da Fundação José Saramago.

Um homem do nosso tempo que através da sua obra e da combatividade nela diluída colocou a Língua Portuguesa entre as maiores ao ganhar o Nobel em Literatura em 1998. 

Quem foi José Saramago? Veja na Wikipédia 

2 comentários:

Fabrício Sales disse...

Amigo, faço das palavras do Fernando Meirelles as minhas:
"A lucidez naquele grau é um privilégio de poucos, não consigo escapar do clichê, mas definitivamente o mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje".

Grande Abraço!!!

Terra Náuas disse...

Bem, todos nós teremos o nosso dia de partida, então não há tanto a lamentar a sua morte, mas talvez o fato de ser ainda um grande desconhecido por tantos falantes da língua portuguesa.Lamento o fato de ter lido apenas dois livros dele. Veja, estamos na fronteira mais ocidental da lingua portuguesa é falada e nos lembramos dele. Participamos deste império lusófono que Fernando Pessoa descreveu. Fascinante, não? Nem dá para se sentir "isolado" diante disto.