Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 5 de junho de 2010

Dia do Meio Ambiente - Comemorar o quê?


Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas como no ano passado, deixo um questionamento: Comemorar o quê? Olhe a sua volta, honestamente, por aqui mudou alguma coisa em termos ecológicos? Nada!

O Boulevard Thaumaturgo continua fazendo cocô no Juruá, as olarias continuam a queimar lenha, a usina da Guascor continua a queimar milhares de litros de diesel por dia, as queimadas  legais continuam consumindo milhares de quilômetros de florestas e a hipocrisia ambiental prossegue.

Os órgãos ambientais continuam a apreender carne de animais silvestres, a prefeitura continua recolhendo lixo e agora cobrando caro pela coleta. Pelo menos em relação ao lixo Cruzeiro do Sul mudou – ele agora dá lucro, pelo menos para a prefeitura.

Mundialmente falando, nos aproximamos cada vez mais das bordas do abismo. Há quase dois meses um vazamento de petróleo no Golfo do México tem mostrado ao mundo o tamanho da nossa incompetência. O óleo cru já chega às praias e centenas de milhares de animais marinhos morrerão.

Fico pensando: E se fosse aqui pela América do Sul, heim? Eles detonariam com a nossa política ambiental e nos acusariam de selvagens por estarmos destruindo o mundo, tal e tal, e para garantir a “salvação do planeta” já teriam mandado uns 10.000 soldados para a área...

Realmente não se pode comemorar. Por aqui, algumas entidades tem se esforçado, estiveram nas emissoras de rádio e televisão fazendo palestras, mas, sinceramente, não vejo em que melhoramos. Não vejo em que o mundo se tornou mais habitável.

Um comentário:

Marcelo disse...

Caro amigo,
Sua inteligência é proporcional a sua sapiência...
Acredite... você é um cosmopolita necessário ao Juruá...
Ao ver os "novos" universitários e seus colaboradores em ação, em prol da roptura com o velho...
Em parte vejo você quando sorridentes eles me dizem..."O Franciney comentou"
Assim, de Springfield cruzeirenses até minhas colinas... Você te valor!
Obrigado por ensinar como ser um pouco melhor a cada dia.