Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Há 24 anos...

21.06.1986 - Há exatos 24 anos na Copa do Mundo do México, a Seleção Brasileira caía diante da Seleção Francesa nas quartas-de-final. Foi a primeira derrota para os franceses em mundiais, pois perderíamos também em 1998 e em 2006.

Após vencer a Polônia pelas oitavas, os brasileiros encaravam os franceses. Foi um dos dias mais tristes da minha vida(naquela época eu ainda era muito romântico e a derrota da Seleção era algo terrível).

Morava em Porto Walter e aquele dia é inesquecível para qualquer morador dali. A batalha do Jalisco (Estádio Jalisco em Guadalajara-México) entre Brasil e França marcava a História de Porto Walter como a primeira partida de futebol assistida ao vivo na Tv pela população.

Em Porto Walter naquele dia havia apenas dois aparelhos de televisão. Uma delas pertencia à Tia Isaura Amorim e foi ali que ouvi e vi poucas vezes a seleção naquela tarde, quase feriado em Porto Walter. 
Era difícil entender muita coisa numa tv em preto e branco. Brasileiros e franceses eram quase guais no futebol e nas cores do uniforme, pelo menos naquela telefunken de 15 polegadas.
   
Pelo momento histórico ou porque realmente foi, as duas seleções realizaram uma das melhores partidas da história das Copas e desde 82 foi a derrota mais injusta de uma seleção brasileira.

Brasil e França eram as duas melhores seleções naquele momento, e uma das duas ficaria pelo caminho.

Com um empate em 1 x 1 (Careca para o Brasil aos 18min e Platini aos 40) no tempo normal e na prorrogação, o Brasil foi derrotado nos pênaltis.

A Seleção Brasileira de 86 era formada por remanescentes da de 82 e tinha craques como Zico (que seria marcado pelo pênalti perdido durante a partida), Sócrates, Falcão, Branco, Muller, Alemão, Careca, Edinho e Júnior.

Perdendo nos pênaltis, o Brasil caía invicto, assim como ocorrera em 1978, terminando a competição em 5º lugar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro primo e amigo Fram, como poderia esquecer aquela partida em 86 de Brasil e França? Estávamos em CZS, meu "velho pai", mãe e eu. Como já tinha antena em PW, meu pai tinha mandado comprar uma tv PHILIPS 20" em Manaus e chegou na época da copa. Então vi pela 1ª vez uma copa pela tv num aparelho a cores, foi magnífico, rs...rs... Era sábado, dia 21/06/86 eu completava 18 anos, chegando na maioridade tão sonhada, e servindo no 7º BEC, depois soube por minha mãe q meu pai tinha programado sairmos a noite para um restaurante e comemorarmos. Então dois episódios fatídicos aconteceram naquele dia, o Brasil perdeu a copa, (chorei muito escondido, n tenho vergonha de confessar) e p completar um fato gravíssimo abalou muito nossa família naquele dia, o qual não posso comentar aqui, mais acho q vc deve ter uma idéia. E foi isso... Uma das grandes frustrações q a vida me reservou...