Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Hoje na História:

24 de novembro de 1859 - Charles Darwin lança "A Origem das Espécies" onde expõe que as formas de vida originaram de um processo de seleção natural.

Curiosidades sobre Charles Darwin

Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsbury, na Inglaterra.
Charles Darwin foi o quinto dos seis filhos de Robert e Susannah Darwin.
Darwin estudou medicina, mas nunca terminou o curso. Sua paixão eram as ciências naturais.
Charles Darwin tinha apenas 22 anos quando fez a viagem que mudou sua vida. Grande parte da "teoria da evolução" foi desenvolvida depois que Darwin fez uma viagem a bordo do navio "Beagle", numa expedição para cartografar o litoral da América do Sul.
O naturalista oficial do navio era o cirurgião Robert McCormick. O jovem Darwin viajava como acompanhante do capitão, Robert Fitzroy.
Durante a viagem, Darwin colecionou 3.907 espécimes de 1.529 espécies diferentes em frascos de álcool e escreveu 770 páginas em seu diário.
O naturalista inglês tinha 28 anos quando elaborou a sua teoria mais importante: o conceito da árvore evolucionária. De acordo com a teoria original, todas as espécies existentes na Terra seriam descendentes de um único ancestral comum - a "base" da árvore.
"Sob a figura de uma grande árvore, os ramos e gomos representam as espécies existentes; os ramos produzidos nos anos precedentes representam a longa sucessão de espécies extintas", escreveu Darwin no "A Origem das Espécies".
Em sua passagem pelo Brasil, Charles Darwin ficou encantado pela vida natural do país: "Deleite é um termo fraco para expressar a sensação de um naturalista que pela primeira vez vagueia em uma floresta brasileira."
A escravidão vigente no Brasil da época, porém, chocou o naturalista.
Sua esposa, Emma Wedgwood , temia que o cientista fosse para o inferno por causa de suas idéias contrárias ao criacionismo.
Emma e Darwin eram primos e tiveram 10 filhos.
Darwin demorou quase 15 anos para publicar a sua teoria mais conhecida.
Em 1851, Charles Darwin começou a escrever "A origem das espécies" depois que sua filha mais velha, Annie, morreu aos 10 anos. Estudiosos acreditam que a morte da menina, vítima de escarlatina, abalou a fé de Darwin no cristianismo.
O naturalista Alfred Russel Wallace escreveu uma carta para Darwin em 1857, pedindo que o estudioso avaliasse sua própria teoria de seleção natural. Com medo de que outro pesquisador tivesse chegado à mesma conclusão, Darwin apressou a publicação de seus próprios estudos.
A primeira tiragem de "A Origem das Espécies" foi publicada no dia 22 de novembro de 1859. Todas os 1.250 exemplares se esgotaram.
Criado em uma família religiosa, Charles Darwin declarou-se agnóstico no fim da vida.
Charles Darwin morreu no dia 19 de abril de 1882. Seu corpo foi enterrado ao lado de outro importante cientista: Isaac Newton
Fonte: www.guiadoscuriosos.com

Nenhum comentário: