Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Hoje na História


Em Petrópolis, na casa de verão do Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos Junior) é assinado o tratado de limites entre Brasil e Bolívia, conhecido como Tratado de Petrópolis.

O acordo pôs fim à chamada Questão do Acre e deu ao Brasil o direito de anexar ao seu território a imensa área de quase 200.000 km² onde hoje é o Estado do Acre.

O Acre é um caso especial na História do Brasil. Diferente dos estados do Sul e alguns do Sudeste que lutaram para apartar-se do Brasil, o Acre lutou para ser brasileiro.

O tratado do dia 17 de novembro de 1903 marcou na História uma das maiores vitórias da diplomacia brasileira e transformou o Barão no maior herói da República (apesar de que a exemplo do pai, o Visconde do Rio Branco, era monarquista).

Duas imagens do histórico Tratado. A primeira, no jadim da casa do Barão e a segunda reproduçao do Tratado entre os dois países.

Mais sobre a Questão do Acre e o Tratado de Petrópolis em:

Um comentário:

Izau Melo † disse...

Essa sim é uma versão louvável para essa linda história de Amor do Acre com o Brasil!