Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Hoje é Dia da Consciência Negra

Feriado em grande parte do País, é celebrado como Dia da Consciência Negra
A homenagem ressalta a luta contra a esravidão e o preconceito.
O dia tem um significado especial para todos os afrodescendentes, pois foi escolhido(assim como o 21 de Abril que homenageia Tiradentes) para marcar o sacrifício de Zumbi.
Zumbi, o líder militar e político do Quilombo dos Palmares, tinha 40 anos quando no dia 20 de novembro de 1695 foi caçado e morto pelos mercenários a serviço dos portugueses.
O exemplo de bravura do herói brasileiro foi escolhido para homenagear e incentivar a luta pela liberdade e como um símbolo do orgulho negro.

2 comentários:

Izau Melo † disse...

Então seria essa uma estratégia de fazer dois feriados em um só? migrar de terça pra sexta, assim se comemora dois de uma vez...
rs
devaneios meus! É Óbvio que o Acre não comemoraria essa data!

UJS DE CRUZEIRO DO SUL disse...

Cara nós aqui em ce o Acre em geral, não dar importância aos traços culturais e históricos. Culpa dos administradores, que não fazem conta disso.O que dar voto mesmo édistribuir pipocas e picolé em datas insignificantes.
valeu meu brother!!!
estamos agora com outro URL:www.ujsdecruzeiro.com