segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Reflexão para a segunda-feira
sábado, 28 de novembro de 2009
E JÁ QUE ELE ESTÁ POR AQUI...
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Heróis da Pátria, ainda que tardia...
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Agradecimento
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Você conhece o Imperativo?
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Hoje na História:
Curiosidades sobre Charles Darwin
Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsbury, na Inglaterra.
Charles Darwin foi o quinto dos seis filhos de Robert e Susannah Darwin.
Darwin estudou medicina, mas nunca terminou o curso. Sua paixão eram as ciências naturais.
Charles Darwin tinha apenas 22 anos quando fez a viagem que mudou sua vida. Grande parte da "teoria da evolução" foi desenvolvida depois que Darwin fez uma viagem a bordo do navio "Beagle", numa expedição para cartografar o litoral da América do Sul.
O naturalista oficial do navio era o cirurgião Robert McCormick. O jovem Darwin viajava como acompanhante do capitão, Robert Fitzroy.
Durante a viagem, Darwin colecionou 3.907 espécimes de 1.529 espécies diferentes em frascos de álcool e escreveu 770 páginas em seu diário.
O naturalista inglês tinha 28 anos quando elaborou a sua teoria mais importante: o conceito da árvore evolucionária. De acordo com a teoria original, todas as espécies existentes na Terra seriam descendentes de um único ancestral comum - a "base" da árvore.
"Sob a figura de uma grande árvore, os ramos e gomos representam as espécies existentes; os ramos produzidos nos anos precedentes representam a longa sucessão de espécies extintas", escreveu Darwin no "A Origem das Espécies".
Em sua passagem pelo Brasil, Charles Darwin ficou encantado pela vida natural do país: "Deleite é um termo fraco para expressar a sensação de um naturalista que pela primeira vez vagueia em uma floresta brasileira."
A escravidão vigente no Brasil da época, porém, chocou o naturalista.
Sua esposa, Emma Wedgwood , temia que o cientista fosse para o inferno por causa de suas idéias contrárias ao criacionismo.
Emma e Darwin eram primos e tiveram 10 filhos.
Darwin demorou quase 15 anos para publicar a sua teoria mais conhecida.
Em 1851, Charles Darwin começou a escrever "A origem das espécies" depois que sua filha mais velha, Annie, morreu aos 10 anos. Estudiosos acreditam que a morte da menina, vítima de escarlatina, abalou a fé de Darwin no cristianismo.
O naturalista Alfred Russel Wallace escreveu uma carta para Darwin em 1857, pedindo que o estudioso avaliasse sua própria teoria de seleção natural. Com medo de que outro pesquisador tivesse chegado à mesma conclusão, Darwin apressou a publicação de seus próprios estudos.
A primeira tiragem de "A Origem das Espécies" foi publicada no dia 22 de novembro de 1859. Todas os 1.250 exemplares se esgotaram.
Criado em uma família religiosa, Charles Darwin declarou-se agnóstico no fim da vida.
Charles Darwin morreu no dia 19 de abril de 1882. Seu corpo foi enterrado ao lado de outro importante cientista: Isaac Newton
Fonte: www.guiadoscuriosos.com
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
A Cruz deve ser retirada...
domingo, 22 de novembro de 2009
Por hoje, apenas um texto. E lindo...
Se pessoas ranzinzas têm cor, devem ser cinzas. E o cinza me impressiona.
Todas as cores unidas fazem o branco quando elas se repelem surge o negro. Então, diametralmente opostos estão o branco e o negro, tal qual a presença e a ausência, o positivo e o negativo, razão e emoção. Atraem-se entretanto, o branco e o negro. Quando se fundem, assim, intima e intensamente, perdem a identidade, como em casos de amor, e eis o cinza inevitável.
Talvez seja a cor do mais almejado equilíbrio, o tom da perfeição: entre os extremos branco e negro, cinza. Nem yin, nem yang, cinza. Como podem os ranzinzas serem cinzas?
Quando a matéria se esvai no tempo-espaço ficam as cinzas.
Cinza é o concreto, mas também o etéreo.
Dias chuvosos são cinzas, dias chuvosos são de uma melancolia cinza que acalenta, mas tormenta. As tormentas são cinzas.
O mistério dos olhos dos gatos tem uma luz cinza.
Os corpos inundados de raios de luz X se refletem em nuances de cinza na película.
É também a cor da meia idade.
Dizem os especialistas que o cérebro encerra uma tal massa cinzenta: é onde pairam as cinzas dos pensamentos que se esvaem no tempo?
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Hoje é Dia da Consciência Negra
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Voltamos à ELETROVELA

quarta-feira, 18 de novembro de 2009
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Hoje na História
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Sobre 24 Horas de Total Poder...
Imagens de Cruzeiro do Sul
domingo, 15 de novembro de 2009
Parabéns, Luís Eduardo!
Fugindo um pouco à rotina de postagens deste blog, abro uma janela para falar da família.

Como em 2002, o Governo já pagava melhor e não atrasava salário, já tínhamos adquirido nossa máquina fotográfica (era máquina mesmo, pode crer) e registramos tudo.
Em 1994, quando a Ana Luísa nasceu, a crise era braba e as imagens, mesmo as mais importantes, eram raras.
Às vezes me vejo nele, outras vezes não. Adora ler, é torcedor do FLAMENGO, é manhoso, não cultiva nem demonstra mesquinhez, não se prende a dinheiro.
É um pequeno grande sujeito, bom desenhista e contador de histórias. Poderá ser poeta? Meu Deus...!
Há 120 anos...
sábado, 14 de novembro de 2009
Música/Poema
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
É, Campeão! O Vasco deu a volta por baixo.
Para quem não entende muito de futebol, a Série B, também conhecida como Segunda Divisão é um campeonato onde só jogam os piores times do ano anterior.
Meio que decepcionado, devo reconhecer a importância do vasco. Pensando melhor, ainda bem que voltou, pois o FLAMENGO deveria estar já a essa altura do campeonato com uma boa folga na tabela. Se o vasco não tivesse caído no ano passado, teríamos seis pontos a mais. Como eles fizeram falta esse ano...!
Tudo bem, já que voltaram fica a esperança de mais gozação no ano que vem.
E já que voltaram (infelizmente), poderiam pensar em mudar um pouco o visual.
A começar pela camisa. Aquela faixa preta dá a idéia de luto e um constante sofrimento.
Aquela jangada no escudo do time lembra naufrágio.
O vasco, aliás, é um clube pra lá de esquisito, que está na contramão da lógica e da paixão nacional.
Para começar, o nome (Vasco da Gama) é o de um pirata, um português, a pior espécie de europeu que existe, que tirando Saramago e Fernando Pessoa nunca produziu nada que valesse a pena.
O uniforme foi inspirado na camisa de um time argentino, pode? O Boca Juniors de Maradona, o pior noiado e trapaceiro que o futebol já viu.
Mesmo assim, parabéns aos vascaínos que voltando “deram a volta por baixo” e já podem perder novamente para os times da Primeira Divisão. Mas só no ano que vem.
Por enquanto, o vasco ainda é o "time da virada".
Ocidental FM em Porto Walter
Ocidental FM, do 'vixe, Maria!' está no ar em Porto Walter | ![]() | ![]() | ![]() |
12 de novembro de 2009 | |
![]() Radialista Washington Aquino no estúdio da sua rádio FM, [90.1] no Juruá. O último Programa Assembleia Aberta de 2009, realizado no município de Porto Walter, Juruá, contou com a transmissão pela FM Ocidental [90,1], de propriedade do mais famoso radialista acreano, Washington Aquino. Com o auditório de uma escola local lotado de pessoas da cidade, representantes de várias comunidades da região, 16 deputados estaduais, prefeito e vereadores, a rádio inaugurou sua primeira transmissão ao vivo de um evento no município. -É a primeira vez que estamos fazendo isso – comemora Washington. A emissora ainda não está com sua capacidade de alcance total. Mas Porto Walter e as redondezas já podem sintonizar – das 4h à 0h00 – a programação em freqüência modulada. A partir de dezembro a potencia da FM Ocidental será ampliada e todo Juruá, até o município de Tarauacá, poderá contar com a programação da mais nova rádio do estado. Nesta quinta-feira, 12, Washington Aquino recebeu o documento-autorização da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicação]. É uma vitória para quem sempre quis ter a própria emissora. A reportagem de oestadoacre.com visitou a casa onde funciona a FM Ocidental. Com o Título Definitivo número 01 [o primeiro TD do município] Washington Aquino se orgulha de ter conseguido comprar a propriedade. -Aqui funciona a rádio e ali atrás fica o meu quarto, onde durmo e penso sobre as coisas que tenho que fazer. É uma tranqüilidade e eu gosto disso – ressalta. A FM Ocidental terá dois estúdios – em Cruzeiro e Porto Walter, que já existe. -Vamos ter programa direto de Cruzeiro do Sul com o Nonato Costa e o meu, a partir de janeiro, se chamará Programa Washington Aquino, de segunda à sexta das 9 às 13h. Poucos recursos Washington Aquino tem dificuldades para manter a emissora no ar. Os custos não são baixos, além de que no começo tudo se torna mais difícil ainda. Com ajuda de amigos – e um financiamento de R$ 150 mil do Banco da Amazônia - a rádio vai dando os primeiros passos. Mensagens, avisos são a nova onda em Porto Walter. As igrejas – evangélica e católica – também começam a descobrir os benefícios da nova FM. -Aqui as pessoas dependem quase 100% do rádio. Tudo se sabe pelo rádio praticamente – diz Washington. Internet Um dos problemas da FM Ocidental é a internet ainda muito incipiente na cidade. A emissora está tentando conseguir uma antena específica para receber o sinal de internet e, com isso, ajudar no desempenho da própria rádio no que diz respeito a atualização de notícias. Fonte: www.oestadodoacre.com |
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Parabéns, Dom Luís!
“Em 52, recém ordenado padre em Knechtsteden/Alemanha, pelo mês de dezembro, mesmo sem falar português, a convite do então Padre Henrique Ruth, partiu do porto de Marselha na França já com destino à Paróquia dirigida pelo amigo de seminário – A paróquia era Nossa Senhora da Conceição em Porto Walter.” (História S. de PW – em construção)
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Música/Poema
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
HÁ VINTE ANOS...
Há vinte anos (09.11.1989), teve início a retirada do Muro de Berlin que simbolizava a divisão do mundo. Mais que uma barreira física, representava uma barreira ideológica.
O Muro de Berlim ("Berliner Mauer" em alemão) foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental.
Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte
Hoje na História do Juruá
09.11.1947 – Num domingo, com grandiosa recepção, chega a Cruzeiro do Sul Dom José Hascher, segundo Bispo da Prelazia do Alto Juruá.
Dom José havia sido eleito no dia 27 de março daquele ano e quase oito meses depois é que efetivamente toma posse (a data da posse é 21/11). Ficará no cargo por vinte anos até 1967 quando renuncia.
Quanto a sua nacionalidade há controvérsias. Pelo que pesquisei, Dom José nasceu alemão em território francês, ou francês em território alemão. Pode-se dizer então, sem riscos, que era franco-germânico.
Nasceu na região da Alsácia (França) numa época em que esta passara a possessão alemã pela vitória na Guerra Franco-Prussiana (ou França x Alemanha).
sábado, 7 de novembro de 2009
Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada
Andei pesquisando sobre “intolerância”. Pesquisei porque tentava entender que porcaria de Universidade é essa tal UNIBAN que massacrou uma jovem, aluna da própria universidade, apenas por não gostarem do modo como se vestia.
Depois encontrei outras versões e parece que a história não foi exatamente da forma noticiada a princípio. Ela teria "provocado". Uma ou outra, o caso é preocupante.
Fosse um curso de Direito ou Teologia, vá lá, mas Turismo? Fosse no Ira, no Iraque ou no Afeganistão, vá lá, mas no Brasil? Fosse dentro de uma igreja daquelas bem fundamentalistas eu ficaria calado, mas numa universidade?
INTOLERÂNCIA, encontrei no Wikipédia uma boa definição:
Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.
Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outrem, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa.
A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, homofobia, homofascismo, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer idéias de qualquer pessoa.
Em sua forma cotidiana, a intolerância é uma atitude expressa através de argumentação raivosa, menosprezando as pessoas por causa de seus pontos-de-vista ou características físicas e/ou culturais, retratando algo negativamente devido aos próprios preconceitos etc. Num nível mais extremo, pode levar à violência; em sua forma mais severa, ao genocídio. Possivelmente, o exemplo mais infame na cultura ocidental seja o Holocausto. O colonialismo foi baseado em parte, na falta de tolerância para com culturas diferentes daquela da metrópole.
Como historiador já vi esse filme: Primeiro foram os mendigos, depois as prostitutas, os negros, os judeus, os cristãos...
Fosse Jesus, heim? Lembro daquela passagem belíssima em que desmascara os fariseus. “Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?” (João 8. 5).
Jesus parece não ter muita pressa para responder, mas como os patifes insistem por uma resposta que fatalmente terminaria na morte da mulher ou do próprio Jesus, ele diz:
“Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”.
Simples assim? Tudo bem, Jesus era Jesus, mas e o exemplo, não serve para nós?
É a mesma cena. Provocar a sensualidade dos outros através de trajes insinuantes em lugares públicos é no mínimo comparável ao procedimento daquela prostituta bíblica. Acossá-la daquela maneira é no mínimo hipocrisia. E os excessos do Carnaval, das praias, das zonas de prostituição?
Expulsá-la da universidade (conforme foi anunciado hoje), é o mesmo que um apedrejamento coletivo.
“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada”. A frase de Edmund Bruke nos conclama à reflexão e nos impele a repudiar a paranóia, o ódio, a histeria, o preconceito e a maldade coletiva.
Ou então, selecione suas pedras.