Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

domingo, 24 de maio de 2009

Quem sabe faz a hora não espera acontecer...

Problemas complexos exigem soluções complexas e problemas simples exigem soluções simples. Várias vezes já tentaram me convencer disso e não conseguiram. Há exceções nas duas regras. Vejamos apenas o primeiro caso:
A violência é um caso complexo, porque se fosse simples já teria sido resolvido, se a pena de morte resolvesse não haveria crime nos EUA, se o problema fosse a enorme desigualdade social e a miséria, não haveria crime na Alemanha, na Suíça, na Inglaterra...

Pois bem, a violência no trânsito é um problema complexo e, portanto, exigiria soluções complexas, certo?

Errado. Porque, mesmo contrariando os “especialistas” que acreditam em multas e punições mais severas como as únicas saídas para a crescente onda de violência no trânsito do País, o Detran do Acre, através da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul tem buscado uma saída simples e inteligente.

O policiamento de trânsito continua fiscalizando, orientando e se necessário, autuando. Mas isso daria à instituição de trânsito uma atuação limitada e curativa, de esperar acidentes para remediar e contabilizar prejuízos.

Em trânsito, prejuízo é morte. Em trânsito, a medicina deve ser preventiva. E foi isso o que ocorreu no Parque da Av. Mâncio Lima durante todo o dia de sábado – medicina preventiva.

Planejado pelo Valdeci, Gerente da 1ª Ciretran e pelas equipes gestoras de cinco escolas da rede estadual urbana (Barão do Rio Branco, Maria de Nazaré Lima, Hugo Carneiro, Escola São José e Pré-Escolar São Francisco), foi realizada a “Primeira Oficina de Educação de Trânsito” para crianças.

Alunos, professores, pais, irmãos e população em geral puderam discutir a violência e observar nos estandes/barracas através dos trabalhos expostos e apresentações, o grau de conhecimento e responsabilidade que nossas crianças já desenvolveram e certamente levarão para a suas vidas de pedestres, motoristas e cidadãos.

Educar desde já os motoristas do futuro, não é portanto, uma solução simples para um problema complexo?

Valdeci pouco entende de medicina, mas encontrou para o problema da violência no trânsito em Cruzeiro do Sul, um tratamento eficiente. Fez uma parceria com as crianças, os motoristas do futuro e certamente tem o adormecer tranqüilo de alguém que sabe e faz a hora, não espera acontecer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc mas acho que umas multinhas nesses filhinhos de papai nao ia fazer mal nenhum.

Luíz Almeida / Manaus-Am disse...

Acredito q todos nós temos um pouco de razão naquilo q acreditamos. É verdade, a pena de morte n zera a criminalidade, mais ajuda um bocado a reduzir se aplicada com justiça. A igualdade social tbm n zera, como na Alemanha e Suíça, mais q reduz um bocado e praticamente zera, isso é um fato. Á se tivéssemos a metade da tranquilidade q tem os alemães e suíços, trabalhar sem medo, os filhos irem p escola sem medo... Mais esses sonhos é somente delírios de um tôlo,q n acredita mais na utopia de um sonho.