Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

História é Cinema

Ontem à noite, enquanto minha filha assistia à novela da Record, estive reassistindo o filme “A Guerra do Fogo”. Graças ao Professor Jonas Nicácio, o Coordenador pedagógico da Escola Padre Marcelino Champagnat que o adquiriu e me emprestou.
O Jonas, assim como a maioria dos professores, sabe que a História não pode prescindir do cinema.

A História é uma disciplina empolgante. Acredito que meus alunos já descobriram isso, principalmente porque nas nossas aulas eles podem visualizar a História e não simplesmente, procurar nos livros.

A maior parte deles não sabe quem foi Duque de Caxias, e a depender de mim continuarão sem saber. Mas pergunte a eles diferença básica entre capitalismo e socialismo, entre liberdade e escravidão, o que é democracia, o que é terrorismo, violência... Pergunte sobre cinema, tv, noticiário.

Mas, voltando ao filme. É uma produção Franco-Canadense de 1981 sob o título La Guerre du Fe. É uma obra que levanta hipóteses sobre a origem de muitas coisas. A linguagem, o amor, a gozação, a didática, a liderança, a observação como aprendizagem e a troca de conhecimento, ou se preferir, a apropriação do conhecimento de outros povos mais evoluídos.

O filme inicia e termina com grunhidos, não há uma só legenda e nem precisa (as traduções e legendas presentes nos outros filmes se fariam irrelevantes ali). As adversidades enfrentadas pelos três homo sapiens que partem em busca de uma nova fonte de fogo perdida por sua tribo emocionam e nos fazem prender a respiração. A busca pelo fogo, um elemento divino e tenebroso para aqueles nossos ancestrais há 80.000 a.C. é o tema principal do filme, pelo menos à primeira vista.

Outro aspecto a ser observado na Guerra do Fogo é a origem da linguagem humana, ou a origem da comunicação. Provavelmente surgiu da necessidade do homem primitivo de interferir no seu meio e a desenvolver tecnologia, fazendo por exemplo, armas para defesa e ataque, e o próprio fogo. A busca pela preservação desse conhecimento, dessa tecnologia, levou-o a sofisticar a sua capacidade de comunicação que a princípio, era formada apenas grunhidos e gestos.

A Guerra do Fogo é em minha opinião, o melhor filme sobre a pré-história já produzido. Só para citar dois: A Lenda da Caverna do Urso e 10.000 a.C., bem mais caros e melhor acabados e nem por isso com a mesma profundidade e conteúdo.

Nenhum comentário: