Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

domingo, 10 de maio de 2009

Hoje é o Dia das Mães

É o Dia das Mães. Estou cercado delas, até das que ainda não são. Dê-lhe tempo, e elas se farão mães também. Toda mulher é uma mãe em potencial, um projeto de mãe.
A data, presente no calendário do mundo ocidental há pouco mais de 100 anos, apresenta duas verdades incontestáveis:
Uma delas é que trata-se de uma justa homenagem aos únicos seres a quem Deus delegou autoridade para fazer homens e mulheres - AS MÃES;
A outra verdade, infelizmente, é que o Dia Das Mães é a segunda data em que os capitalistas mais ganham e mais exploram os incautos, só perdendo para o Natal. Triste capitalização do amor e dos sentimentos. Não tem jeito, ou entramos no jogo deles, ou seremos acusados de alienação.
Você sabia como surgiu o Dia das Mães?
Como surgiu o dia das mães
A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.

A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.
Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.
Pouco inspirado que ando, folheei Drummond e seu lindo poema “Canção Amiga”. Parabéns mães! A minha e a sua.


Canção Amiga

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.

Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.

Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.

Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

Nenhum comentário: