Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

CHICO MENDES

1988 - O seringueiro acreano e ecologista Chico Mendes é assassinado.

Imagens do líder seringueiro.


O Programa Fantástico do dia 14 apresentou uma reportagem sobre a saga do homem que mesmo sabendo que seria morto não hesitou quanto à defesa da floresta.


O programa deu voz ao mandante do crime (Darly Alves). Seu depoimento é um exemplo de cinismo e pouco caso com a vida humana que ele decidiu interromper.


Taí um exemplo de que cadeia nao conserta ninguém. Vinte anos depois, o "juiz" Darly segue humilhando os que não pensam como ele.


Trechos da reportagem de Ernesto Paglia:


"Eu fico insultado porque o homem não valia nada. Ele nunca foi seringueiro, o homem nunca trabalhou. Nunca pagou imposto”, afirma Darly.


Darly continua negando o crime, se diz injustiçado na terra, confia na Justiça dos céus e culpa a vítima pela própria morte. "O matador não é quem puxa o dedo, é quem provoca a morte. Ninguém matou Chico Mendes. Quem se matou foi ele mesmo, provocou a morte dele. Não porque ele mexeu só comigo, ele mexeu com todo mundo”, ele diz.


Quem quiser entender o recado que entenda. Com Darly por perto, não se pode pensar diferente.

Mais em: http://www.chicomendes.org/

Nenhum comentário: