Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Canudos não se rendeu...

ACONTECEU HOJE:
1956 - Fidel desembarca com 72 homens em Cuba e inicia a guerrilha em Sierra Maestra.

1902 – Posta à venda nas livrarias a primeira edição da obra Os Sertões de Euclides da Cunha. Polêmica e indigesta, a obra é uma denúncia de barbárie. É o inventário de um massacre. Uma vitória que nosso exército não pode e nem deve se orgulhar.

Uma citação oportuna, que fecha a obra.

"Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados.

Forremo-nos à tarefa de descrever os seus últimos momentos. Nem poderíamos fazê-lo. Esta página, imaginamo-la sempre profundamente emocionante e trágica; mas cerramo-la vacilante e sem brilhos..."
Euclides da Cunha, Os Sertões
...................................................................

Nenhum comentário: