Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 4 de junho de 2011

A ponte sobre o Rio Juruá - A imagem do ano.

A imagem é de Sérgio Vale/Secom e foi postada na Agência de Notícias do Acre.
 É uma foto para se divulgar e guardar, como uma prova da integração de Cruzeiro do Sul. 

Finalmente, depois de mais de um século de existência Cruzeiro do Sul está unido pelo concreto e pela realidade às comunidades do "outro lado do rio". 

Desde ontem, ainda que de maneira parcial, mas definitiva, estamos ligados a Miritizal, Lagoinha, Santa Luzia, Liberdade, Tarauacá... e logo logo ao Brasil.

Ontem, alheio ao protocolo da organização e dos discursos, espontaneamente, uma multidão de ambas as margens galgou a ponte e se encontraram pela primeira vez. Abraços, cumprimentos, emoção, e se cruzaram, realizando a travessia histórica. 

Vivemos para nos surpreender e nos emocionar...Tire a emoção de um ser humano e o que restará dele, não valerá uma lágrima... 

A inauguração provisória da ponte, no dia de ontem, me deu a certeza de que minha crença no futuro não foi em vão.  

Foi lindo... ver a massa decidindo o momento do encontro, decidindo que os veículos, que as máquinas ficariam para trás, lindo principalmente, por um recado (que muitos entenderam). A razão de ser da enorme estrutura de engenharia, a razão de estar ali, é o povo.

Ontem, e quem dera fosse sempre, o homem chegou antes da máquina. Depois que a ponte foi tomada pelo povo, cuidadosamente, as máquinas os seguiram.

A ponte é do povo como as pinguelas nas estradas de seringa eram dos seringueiros, e ali, quantos ex-seringueiros, soldados da borracha feito meu avô que do peso dos seus 88 anos me segredou numa das tantas visitas que fizemos à obra: "Tomara que ela(a ponte) fique pronta antes de eu morrer". 

Ontem ele estava lá, foi de táxi, mas insatisfeito, quis ir a pé.  

Um comentário:

Blog Denilson Almeida disse...

Não conheço cruzeiro,mas sei o quanto esta ponte é importante pra acabar de vez com izolamentos dessas cidades!!!!