Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tronco de Maçaranduba

Recebi hoje com grande satisfação "Tronco de Maçaranduba - a vida de Euclides Maia", o livro da escritora Núbia Maia Rossetti. Foi-me enviado gentilmente por Leonel Maia Filho, irmão da autora e pai de Tiago Maia, um amigo que encontrei por aqui.

 
Estou devorando-o aos atropelos.

O livro conta a história de vida de um portuwaltense - Euclides Maia, que nasceu em 1º de setembro de 1899 na foz do Rio Cruzeiro do Vale no município de Porto Walter.

Euclides Maia viveu em três séculos. Nasceu no séc. XIX, atravessou toda extensão do XX e faleceu no XXI aos 102 anos.

Construído a partir de um manuscrito do próprio Euclides Maia, o livro conta a saga da exploração dos seringais juruaenses nos últimos anos do séc. XIX e início do XX.

É um livro biográfico e daí a sua importância. Euclides Maia era filho de Leonel Alves Maia, o pioneiro da extração de borracha, o primeiro dono de Porto Walter.

E a História (que tem consumido boa parte dos meus sonhos) toma forma. Ela tem sido feita assim, de pequenos e grandes empurrões. Esse de hoje é um daqueles enormes. Valeu, Tiago!

Nenhum comentário: