Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia 29 de junho – Uma opinião sobre o “Santo porteiro”


Dizem que Santo Antonio é o santo casamenteiro, que São Francisco é o santo protetor da ecologia, que Santa Luzia protege os olhos, que Santo Expedito é o das causas impossíveis, mas e quanto a São Pedro? 

Ou é o santo porteiro, o santo protetor dos pescadores, o santo protetor das viúvas, o homem que cuida do clima, ou até o santo covarde.

Quanto a esta última atribuição, é uma injustiça desmedida. Transformar Pedro em porteiro(que para mim é uma das profissões mais antipáticas) é desmerecê-lo, mas tudo bem, agora, dizer que ele foi apenas covarde? Claro que o episódio da negação de Cristo foi marcante, mas e quanto à coragem de Pedro? Ninguém fala.

De uns tempos para cá, venho defendendo essa bravura e até valentia de Pedro, pois foi ele (e o único) que no momento da prisão de Jesus e ignorando a possibilidade real de morrer, partiu sobre os soldados com seu gládio (espada pequena) e decepou a orelha de um deles.

Naquela mesma noite, há poucos instantes, ele teria assegurado a Jesus que até morreria por ele, e estava falando a verdade(como depois no seu martírio em Roma entre 64 e 67 d.C. aprox.). Jesus não duvida da coragem do amigo, não o desmente, apenas diz que naquela mesma noite ele ainda o negaria. 

Pedro é para mim, o discípulo que melhor representa um cristão: Às vezes bravo, destemido, às vezes medroso e omisso...

Veja mais sobre São Pedro em: Wikipédia

Nenhum comentário: