Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aniversário do Estado do Acre

Hoje é feriado estadual. O dia 15 de junho de 1962 é considerado o aniversário do Estado do Acre. Poucos sabem o que se comemora de fato no dia de hoje. O desconhecimento e a confusão de datas são compreensíveis porque nos últimos anos muitos momentos históricos  foram incorporados a nossa história. Comemora-se o Tratado de Petrópolis, a tomada de Porto Acre, a Volta da Empresa, a Chegada de Neutel Maia, e por aí afora...

Mas o 15 de junho marca, pelo menos em tese, a nossa autonomia.  O que poucos sabem é que ao atribuir certa autonomia ao Acre, o Brasil se libertava de um fardo.

Enquanto o Território gerava riqueza (e muita), que era arrancada à força dos seringueiros pelos patrões e exportada pelos portos de Manaus e Belém, o Acre precisava ser tutelado, protegido, vigiado...

Quando a borracha acreana(a nossa única riqueza) perdeu a concorrência no mercado mundial, o pequenino território passou a dar prejuízo.

A partir da segunda metade dos anos 50, o PSD acreano, passou a defender com maior ênfase a ideia de transformar o Território em Estado.

Mesmo dando prejuízo ao Brasil, a defesa do projeto de criação de um novo estado não foi fácil. De um lado, contra o projeto de criação do Estado do Acre, o Deputado Federal gaúcho (eleito pelo Acre) Oscar Passos do PTB  e do outro o Deputado Federal José Guiomard dos Santos do PSD que era a favor da criação.

Em 15 de junho de 1962 o Presidente da República João Goulart sancionou a Lei 4.070/62 que elevava o Território do Acre em Estado.

Guiomard dos Santos venceu a disputa pela criação do novo estado, mas perdeu a primeira eleição para governador. 
Durante a cerimônia de assinatura da Lei 4.070 que elevou o território do Acre em Estado.
Na foto: Deputado Federal Guiomard Santos com sua esposa Lydia Hannes, o Presidente João Goulart e Tancredo Neves, dentre outros (Foto: Acervo Histórico do Estado)

Um comentário:

portal acrelandia disse...

O Acre merecia uma comemoração maior.Mais homenagens ao estado.