Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 6 de junho de 2009

Há 65 anos...

Na manha do dia 06 de junho de 1944, durante a II Guerra Mundial, aconteceu na Normandia O Dia-D, a maior invasão militar da história.

Os números impressionam: Naquele dia, sob uma saraivada de balas das forças de ocupação nazistas, 175 mil soldados americanos, ingleses e canadenses) desembarcaram nas praias da Normandia para libertar a França.
14.200 barcos, protegidos por 600 navios de guerra.
10.000 aviões faziam despencar do alto toneladas de bombas e dezenas de milhares de paraquedistas.
Pelo volume impressionante de navios de guerra, embarcações de transporte de tropas e aviões dos mais variados tipos e modelos, o "Dia-D" deve ser considerado como a maior invasão aero-naval que a história até então conheceu.
Impressionante também era a quantidade de homens que aguardavam ordens para o ataque: 2 milhões de soldados.
A praia de Omaha, onde os soldados aliados enfrentaram minas, arames farpados, canhões de 155mm e 152 mm, os obstáculos chamados "porcos-espinhos" e tiros de metralhadoras mg42 que varriam a praia protegidas por bunkers construídos a cada 300 metros, capazes de expulsar ou manter a distância qualquer barco mais ousado, foi palco de um dos momentos cruciais da guerra. Só perde em importância para a Batalha de Stalingrado.
Quando os barcos tocavam a areia e as rampas de desembarque abriam, os soldados tinham apenas a sorte como aliada. Muitos barcos nunca chegaram a praia, sendo afundados antes. Se não tocasse a areia, o soldado teria poucas chances de sobreviver tendo que se nadar com quilos e quilos de equipamentos. Se chegasse à praia...
Um grande desembarque aliado na costa francesa era esperado pelo alto comando nazista. As divergências seria quanto ao local da invasão. Rommel acreditava (e estava certo) que a Normandia seria o local ideal para a operação, Hitler tinha certeza (e estava errado) de que seria mais a norte em Calais).
Com as praias da Normandia desobstruídas, os aliados estavam agora com o caminho aberto para o centro da Europa, a menos de 200 km de Paris.

Um comentário:

Luíz Almeida / Manaus-Am disse...

Sempre fui fascinado nos filmes q retratam a 2ª Guerra mundial, acho q tiramos muitas lições de lealdade, patriotismo, sonho de liberdade, tenacidade, e acima de tudo o que o ser humano n deveria fazer com outro, escraviza-lo.
Tais como: Pearl Harbor, Círculo de Fogo, Os Doze Condenados, O dia "D", O Pianista, A Guerra de Hart, e tantos outros....