Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Foto-História

Ontem à tardinha, quase noite, tive o cuidado de ir ver o rio ali no Bairro da Lagoa.

Senti a mesma emoção e a mesma certeza de ter visto a História acontecendo tal no 11 de Setembro de 2001.

Uma escavadeira e um caçamba ainda trabalhavam retirando os últimos entulhos de mais algumas casas retiradas do lugar onde deverá ser construída a ponte sobre o Rio Juruá.

Por que história? Não é a ponte. A ponte será o futuro. A história será a extinção do Bairro da Lagoa, um bairro que é a última lembrança do fracasso do modelo econômico que alavancou a favelizaçao de Cruzeiro do Sul, principalmente a partir do final dos anos 70. Refiro-me a falência dos seringais.

Um bairro como tantos outros em todas as cidades ribeirinhas na Amazônia, um bairro de pessoas de bem, trabalhadores, comerciantes, de pescadores e até de alguns pecadores, por que não?

Um bairro que será extinto, mas que é igual em forma e conteúdo ao que se forma diante do barranco do Fórum, no Porto do Buraco.

Não adianta olhar a demolição das humildes palafitas com um pensamento vingador.

O Bairro da Lagoa será para sempre o símbolo da nossa miséria humana.

É uma invenção nossa, um gargalo, é o filho bastardo de todas as administrações que passaram pela prefeitura e uma concentração de eleitores.

Ali pela Lagoa, estão os emigrados das estradas de seringa, dos despossuídos, daqueles que com a própria miséria fizeram a riqueza de poucos seringalistas.

Onde estão os seringalistas? Basta olhar nos comércios a origem familiar dos proprietários. São os remanescentes, filhos ou netos de patrões seringalistas.

E o modelo do seringal se reproduz na cidade. O antigo patrão é agora o empresário, o dono do supermercado, e o antigo seringueiro é o favelado consumidor, mas que precisa ser readaptado, urbanizado.

A dominação é a mesma. No seringal de hoje, poucos ou ninguém tira saldo.

O Bairro da Lagoa é formado por ex-seringueiros.

O Bairro da Lagoa tem data para acabar. Quem não fez ainda a sua foto de despedida é só aguardar por aqui mesmo. Farei outras ainda.

Um comentário:

Luíz Almeida / Manaus-Am. disse...

Sou muito chegado em suas colunas. O problema, n é construir a ponte pq essa vai ser um marco de desenvolvimento na região. O problema é o descaso e desrespeito com essa gente q tanto luta em busca de um lugar ao sol, contudo, se vê obrigada a viver de forma muitas vezes miserável por conta de faltas de políticas públicas e humanas....