Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Terra dos Náuas?

Hoje por ser comemorado mais um aniversário de fundação de Cruzeiro do Sul venho lembrar dos nossos primeiros moradores.

Nada mais irritante aos meus ouvidos e tão sem propósito que a frase feita, TERRA DOS NÁUAS para evocar a cidade de Cruzeiro do Sul.

São Paulo é chamada TERRA DA GAROA, e pelo que sei tem garoa.

O Rio de Janeiro é chamada CIDADE MARAVILHOSA, e fora a violência e outras mazelas, em relação às belezas naturais é um título que lhe cai bem.

Mas e quanto a nós? Onde estão os Náuas, guerreiros implacáveis que barraram a expedição de nada menos que Willian Chandless,o maior geógrafo a chafurdar pela Amazônia.

Mortos, perseguidos, escorraçados para as cabeceiras dos igarapés, longe de suas terras.

Nada mais sem criatividade que "Terra dos Náuas", se pelo menos os Náuas ainda estivessem por aqui...

Não sou daqueles que vivem acusando os primeiros exploradores de tirania e os lançando na fogueira pelo tratamento dispensado aos habitantes acreanos em meados do século XIX. Era o costume, mas daí a ficar romantizando...

Isso é babaquice, hipocrisia. Se os Náuas eram importantes por que não os preservamos? Será que não havia espaço para todos? Tanta terra...

Tem sido assim, primeiro se mata, se deixa que mate, depois se homenageia, se ergue uma estátua, um monumento.

Agora não adianta mais, se eu fosse descendente dos Náuas buscaria na justiça uma forma de impedir que usassem meu nome dessa forma. Times de futebol, marcas de produtos, ruas, menos nas pessoas...TERRA DOS NÁUAS,  entenderia como deboche.

Passados mais de 130 anos da invasão das terras juruaenses, quem são os "caciques" de Cruzeiro do Sul? Quem são na atualidade os donos do poder? Pelo que sei, nenhum deles é descendente dos Náuas.
Assim, quando se referirem à Cruzeiro do Sul, pensem que aqui é a TERRA DOS SERINGALISTAS, DOS FILHOS DOS SERINGALISTAS, DOS CORONÉIS, DOS POLÍTICOS DEMAGOGOS.
A foto acima é de um desfile de 28 de Setembro (1980). Como sempre as escolas homenageiam as tribos indígenas que habitaram a região. Brancos "trajados" de índios para celebrar a "invasão".

Um comentário:

Terra Náuas disse...

Os Nawas ressurgiram no Igarapé Novo Recreio, mas eles são também, todos nós que por consanguinidade ou afeição, somos nauas. Os nauas foram derreotados, é verdade, mas não estão extinos eles estão nas peles morenas da nossa gente, no modo de ser e de falar, de subir nos pés de açaí, etc... Ou seja, é a base da cultura juruaense. para completar gostaria de te citar uma profecia garani (sim, os indígenas também tem profetas): " Quando o círculo do tempo der uma volta completa sobre si mesmo, Tupã renascerá no coração do estrangeiro e os primeiros adornados voltarão a habitar a amada terra em toda a sua extensão"!