Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O melhor documentário sobre o nosso planeta.

Vale a pena reservar alguns minutos por dia, ou feito eu assistir sem pausa mesmo ao documentário HOME - o Mundo é a nossa casa, do jornalista francês Yann Arthus-Bertrand. O filme apresenta imagens fantásticas e informações inquietantes.

Uma viagem pelo planeta Terra passando por todos os continentes e mais de 50 países. A Terra como jamais imaginei, como se a observássemos a bordo de um balão.

O filme critica o modelo de consumo atual, o consumo desenfreado, a destruição dos habitats, o esgotamento dos recursos naturais, a poluição, a ambição sem limites.

Mas o que surpreende (diferente de outros documentários sobre o tema) é que não se limita à crítica e aponta soluções ao modelo atual de consumo, como forma de salvar o planeta.

As tragédias são imensas, os esforços pequenos, mas pelo menos tem alguém pensando diferente e nos chamando à responsabilidade.
  
Ainda há tempo. É isso que HOME (que em português quer dizer casa, moradia, habitat) tenta alertar.

Tenho o DVD dublado em português (com tradutor brasileiro), mas a versão do youtube dá para o gasto.

Taí um documentário para assistir com a família inteira. Sem pausa. Vale a pena. 

Nenhum comentário: