Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Jurubeba Juruaensis" na Semana Nacional de Trânsito


Oportuno, assim defino o post do acadêmico de jornalismo Jairo Nolasco. Jairo administra o Blog Jurubeba Juruaensis e antenado como sempre, nos coloca na rua, disputando espaço com os piores tipos de motoristas - motociclistas infratores e irresponsáveis.

NÃO IRÃO ME CONVENCER!
Paro antes da linha branca que antecede a faixa de pedestre. Outro motociclista, muito esperto, vem, me ultrapassa e estaciona em cima da faixa, olha para trás. Apesar do capacete, percebo seu olhar irônico. O seu corpo denuncia a canalhice.

Ele parece me dizer: "Vai babaca, obedece às normas. Fique para trás e eu saio sempre na frente" (não confundir com nenhum slogam de campanha). A raiva percorre minhas veias. E eu rogo uma praga: "Tomara que um carro te apare lá na frente, gaiato".
Quantas vezes esta cena já se repetiu?  Aqui em Cruzeiro do Sul, passo por ela quase que diariamente.

Sorte dos meus "adversários" é que não acredito em pragas _ a não ser na de insetos e ratos _ por isso jamais sofrerão qualquer dano físico por causa delas. Eu só penso, jamais as digo. Pensar não é crime e não ofende a ninguém. Se ralarem a bunda aí pelo asfalto, é somente por suas incompetências de condutores e suas soberbas de se acharem mais espertos do que os outros.

Eu guio moto. Posso perfeitamente estar amanhã com o traseiro ralado, mas não será por imprudência da minha parte. Procuro fazer tudo pela direção defensiva, cautelosa. Mantenho as revisões periódicas em dias, assim como as documentações. Quando estou com diarreia, fico em casa que é para não ter pressa em chegar.

É o que me faz um idiota?

Não! Vocês não irão me convencer.

Continuarei a acionar o pisca com antecedência antes de qualquer manobra, inclusive quando for mudar de faixa. Insistirei em ficar na faixa correta de acordo para "onde vou entrar", quando parar no semáforo. Respeitarei as rotatórias e quem estiver dentro delas. Continuarei a temer os cruzamentos, mesmo quando a preferência for minha.

Entretanto, permanecerei sem medo da polícia de trânsito. Encaro qualquer revista. Não devo nada ao Estado. Fugir por quê? Vou, decididamente, parar já no semáforo laranja, que dizem ser amarelo. Não espero o vermelho. Pode não dar tempo...E finalmente vou  continuar parando antes da faixa de pedestre, mesmo que estes não a usem e nem tenha policial por perto.

Se fosse eu tão popular em rede social escreveria "Continuem me achando um babaca, um ultrapassado, mas não vou desistir de obedecer às leis do trânsito. Isso me faz ser popular e as mulheres inteligentes não dispensam minhas caronas. Elas não gostam mesmo é de bunda ralada. Se você é um motociclista macho, cole isto no seu mural".

Estou pensando em mandar isto para o senador Petecão, que como eu só escreve abobrinhas, mas no facebook as pessoas "prestam uma atenção"! Era sucesso garantido.

Prometo que doravante não vou mais praguejar contra os "heróis sem causa". Não ganho nada com isso. Não será fácil. Perdoar quem não respeita a si, eu consigo, agora quando querem lascar a vida alheia...

2 comentários:

Andy Cristina disse...

Olá! Eu faço parte da Força Jovem Universal e estamos realizando um manifesto contra o uso do crack, precisamos de mais de 20.000 nomes para entregar a nossa presidente Dilma! Nos ajude nesse trabalho.

Só preciso do primeiro e segundo nome, e-mail e data de nascimento.
Peça a amigos e familiares .

Record 100% conosco!

Jairton e Paty disse...

Desde que me transferi de CZS pra Rio Branco, já atendi centenas de acidentes, e infelizmente, dezenas de mortos que tive o desprazer de registrar. Um acidente que atendi aqui, morreram 5 de uma vez, qdo um onibus despencou de uma ponte no Quixadá. Fruto da imprudência do motorista que se achava um piloto de Formula1. Outro que me chocou foi de uma carreta cheia de brita que esmagou a cabeça de um condutor de uma biz que fazia uma conversão proibida. Até aí "tudo bem". Ruim é ter que atender o telefone que toca junto ao corpo esfacelado e pedir a presença dos familiares... Desesperador é saber que seis meses antes, a irmã da vítima tinha falecido de forma idêntica, NA MESMA MOTO, e com um caminhão passando por cima da cabeça da mesma. Que crueldade com aquela mãe, ela não merecia aquilo.. O trânsito é cruel, pois ceifa a vida do imprudente e também do que respeita as normas de circulação e conduta. Por isso, um Auto de Infração, vulgarmente conhecida como multa, é uma forma de alertar o condutor a ver que o trânsito como é hj foi feito pra facilitar a vida, e não para destruí-la. Abraço meu amigo Franciney