Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 26 de dezembro de 2009

"A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe"


Há 32 anos (25.12.1977), faleceu "Sir" Charles Spencer Chaplin. Poucos mortais foram alçados à condição de gênio e Chaplin com sua arte foi o maior deles.

Poucos seres humanos tiveram a capacidade de emocionar tantos.  Era um comediante e um humanista. "A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe", dizia ao analisar os eventos (quase sempre trágicos) do século XX que atravessou fazendo rir.

Nascido a 16 de Abril de 1889 em Londres, foi ator, diretor, dançarino, roteirista e músico. Sua longa carreira durou mais de 75 anos.

Além de atuar, Chaplin dirigiu, escreveu, produziu e compôs a trilha sonora de seus  principais filmes, tornando-se uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo. Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos.

Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin co-fundou a United Artists em 1919.

O cinema fez de Chaplin maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam.

Ainda em vida, foi condecorado com vários prêmios entre eles: Cavaleiro do Império Britânico(Sir) , Légion d 'Honneur (governo francês), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

Ao lhe conferir a premiação de "Oscar Especial", a Academia tentava reparar uma das maiores injustiças da história do Oscar. Mas premia-lo não foi fácil.

Impedido de entrar nos EUA em 1952 por suas simpatias pelo comunismo, foi morar na Suíça e recusava todos os convites de premiação e retorno aos EUA.

Hollywood se impacientava ante a possibilidade de não ter tempo de premiar o maior cineasta de todos os tempos. Como a Academia nunca lhe conferira um Oscar? É que Chaplin não seguia as regras impostas pela indústria cinematográfica e os críticos de cinema sempre estiveram abaixo da capacidade para julgá-lo.

Seria o maior mico, que o maior artista do cinema mundial, que tanto tinha feito pelo cinema sequer havia sido indicado. Mais uma de Hollywood, o maior ator de todos os tempos não tem um Oscar de melhor ator.

A Academia agora precisava de Chaplin e ele nunca precisou da Academia para ser gênio. A Academia pedia perdão e Chaplin e tentava reparar a injustiça.

Porém em 1972, Hollywood conseguiu através de um grande esforço de convencimento, levar Chaplin à premiação daquele ano e premiá-lo com o Oscar Honorário, pelo conjunto de seus trabalhos.

Foi o perdão de Chaplin. Veja aqui a cerimônia de premiação: Charles Chaplin recebe o Oscar
É um momento de rara emoção.

Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como "Carlitos" um mendigo que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um paletó velho, calças e sapatos mais largos que o seu número, uma cartola, uma bengala de bambu e - sua marca  - um pequeno bigode-de-broxa.

Texto adaptado de www.wikipedia.com.br

Nenhum comentário: