Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

HOJE NA HISTÓRIA


16/12/1770 - Nascimento de Ludwig van Beethoven.

Sobre Beethoven:
O gênio-surdo como a história o marcou ouvia bem até 1796 quanto a surdez progressiva o fez quase cair em desespero. A deficiência não nasceu com ele, ela foi progredindo a partir de 26 anos e aos 46 se tornou completa.
Começou a compor música como nunca antes se houvera ouvido.
A partir de Beethoven a música nunca mais foi a mesma. As suas composições eram criadas sem a preocupação em respeitar regras que, até então, eram seguidas.
Considerado um poeta-músico, foi o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão.
Foi sempre condicionado pelo equilíbrio, pelo amor à natureza e pelos grandes ideais humanitários. Inaugura, portanto, a tradição de compositor livre, que escreve música para si, sem estar vinculado a um príncipe ou a um nobre.
Hoje em dia muitos críticos o consideram como o maior compositor do século XIX, a quem se deve a inauguração do período Romântico, enquanto que outros o distinguem como um dos poucos homens que merecem a adjetivação de "gênio".
Beethoven morreu em 1827,  aos 56 anos.
Mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven

Nenhum comentário: