Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Amor e Respeito

Ontem estive envolvido com a visita do Presidente Lula. Fiz parte da equipe da 1ª Ciretran que ao lado do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar era responsável pela fluidez do trânsito e organização de estacionamentos no local.

Senti-me importante por estar ali, de poder colaborar e de alguma maneira, ainda que a quase 300 metros de distância, ser testemunha de mais um momento histórico para a nos cidade.

Naquele momento, gostaria de encontrar alguns críticos do novo aeroporto.
Recordo que quando o Gov. Jorge Viana anunciou a construção da Avenida Mâncio Lima, teve gente dando risada.

Também recordo quando anunciaram as obras do novo Terminal do Aeroporto de Cruzeiro do Sul.
Alguns tolos fizeram piada do projeto, dizendo parecer-se com uma maloca indígena, que iria ser coberto com palha de jarina, e outras babaquices.

Lembro que também fizeram piada com a Universidade da Floresta, que disseram ser jogada política, que não tinha asfalto, que não tinha energia, que não ia ter transporte, que isso, que aquilo, e alguns deles foram vaiados impiedosamente no dia da inauguração. Bem feito, quem mandou ser do contra?

O aeroporto ficou lindo, assim como o Campus Floresta, assim como a Mâncio Lima ficou.

Mesmo assim, por incrível que pareça, tem gente duvidando da Ponte sobre o Rio Juruá, duvidando da construção do Arena do Juruá e até duvidando da conclusão da Br-364.

Enquanto o Presidente discursava (e como o faz com facilidade!), fiquei pensando em como nós somos ingratos. Em como somos um povo difícil, catimbozeiro. Disse e repito: Um povo como o nosso é de dar nó em tese de antropologia. Quem tentar compreender cruzeirense, ta lascado.

O que representamos em economia e importância política para o Brasil, para o Presidente da República, vez por outra vir por aqui? Nada. Mas tem gente que se acha e o esnoba. Tem gente que fala asneira que dá pena.
Sabe o que é isso? Gente mal acostumada. Vai acostumar mal, pra ver o que acontece.

Será que o Acre tem votos para eleger um presidente? Se não tem, por que então o Presidente Lula vem sempre por aqui? É porque ele não está preocupado com votos, é porque ele ama o Acre e respeita o povo acreano.

Dessa vez gostaria de não ter razão, mas o povo acreano(principalmente o cruzeirense) ainda vai ter muita saudade do Presidente Lula.

Um presidente que apesar das ingratidões que tem recebido por aqui, insiste em aparecer em Cruzeiro do Sul, seja inaugurando uma obra, seja anunciando mais.

Então, só pode haver uma explicação: Amor e respeito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei Franciney!!!!!!!!!Isso mesmo.Os do contra deveriam ler essa crônica e colocar a mão na consciência.Acreano realmente é um povo ingrato.Vc está de parabens.

minhascolinas.blogspot.com disse...

Obrigado pelo comentário. Valeu mesmo. Os do contra pensam assim: "Se o governo do PT continuar no poder e trabalhando para resolver os problemas do Acre, nao vai ficar nada para a gente fazer quando voltarmos ao poder, a nao ser, destruir o que foi feito".