Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Há Dezesseis Anos...

Ontem (05/04/1993), incorporava à Polícia Militar do Acre, em Cruzeiro do Sul a 3ª turma de soldados formada no município e eu estava lá. (fotos)


Com um grito que “demonstrava autoridade”, o oficial responsável pela condução do concurso nos convidou a adentrar no quartel.

Naquela época, bandido ainda não era cidadão. Preso ainda era só preso e soldado era apenas soldado. Aliás, há dezesseis anos, as coisas só poderiam ser o que deveriam ser, pelo menos para quem mandava.

Época estranha aquela em que o homem era superior ao tempo e policial fardado não podia usar guarda-chuva.


Que para contrair núpcias o policial tinha que obter autorização do comandante. Isso publicado em Boletim Interno na sessão de Alterações de Cabos e Soldados e lido em formatura geral com o nome da noiva e o defiro do comandante.

A Unidade chamava-se 1ª Cia PM Independente e funcionava num prédio situado na Rua Pedro Teles atrás do Hospital Geral, adquirido da Prelazia onde até uns meses atrás havia funcionado um Internato de Freiras.


Era comandada pelo Maj Pm Manoel Pedro Neto. Além daquele oficial, mais dois de quem não recordo os nomes (como poderia ter esquecido? Quem manda aqui sou eu, rapaz!).

Contava ainda a Companhia, com um Subtenente (Heliodoro Barbari), com quatro 3º Sargentos (Tancredo, Deusdete, Dutra e Genilson), além de cabos, raros também, entre os quais destaco: Sabino, Ferreira, Jaime, Bezerra, Clodomir, Olímpio, Lima, Herculano e Rogério.


Três imagens daqueles 6 meses:

Instrução de Combate à Incêndios no Aeroporto Internacional. O primeiro, em pé no alto à esquerda é o Oliveira Filho (Marinheiro).


Instrução de Armamento e Tiro. Em pé: Enildo, Eliomar, Franciney e Fabiano. No centro: Alderlei e Julimar. Na frente, em primeiro plano: Charles, Ivanilson e Tiago.


Na Formatura dos 53 novos soldados no dia 15/10/1993.



Nenhum comentário: