Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 18 de maio de 2013

Hoje na História...


18.05.1922 - Nasceu em Wadovice no sul da Polônia Karol Józef Wojtyla que viria a ser eleito em 1978, aos 58 anos, o 264º papa da Igreja Católica.

Sua história familiar foi marcada pelas perdas prematuras dos parentes em primeiro grau (mãe, pai e irmão "aos vinte anos já havia perdido todos que amava") e pelas perseguições nazistas na Polônia durante a II Guerra Mundial. 

Eleito no segundo dia do conclave após 8 votações adotou o nome do antecessor (João Paulo I) que morreu 33 dias após assumir o cargo.

Foi o papa mais popular da igreja e um dos mais queridos e respeitados em todo o mundo.

"Un uomo venuto da molto lontano" como se auto definiu no dia 16 de outubro de 78 (dia da eleição no conclave) e imortalizado na música de Amedeo Minghi. Letra e vídeo abaixo:


Un Uomo venuto da molto lontano
Um homem que veio de muito longe
Um homem que veio de muito longe,
Os olhos lembram campos de trigo,
O vento de auschwitz portava no coração
E entanto escrevia poesias de amor,
Amor que nasce dentro do coração do homem
Para cada outro homem.
Um homem que veio de muito longe,
Apertava a dor e um livro na mão
Alguém atirou nele e eu aquele dia chorei,
Mas todo o mundo ficou ao seu lado:
Aquele dia o mundo reencontrou o coração,
A verdade não morre.

Um homem que parte, vestido de branco,
Por mil países e não parece nunca estar
Cansado
Mas dentro dos seus olhos uma dor profunda:
Vê o caminho diverso do mundo,
A guerra e a gente que muda o seu coração,
A verdade que morre.

Vá, doce grande homem, vá.
Vá, fala da liberdade.
Vá onde guerra, fome e pobreza
Mataram também a dignidade.
Vá e lembra a este meu coração
Que traidor puro eu fui.

Do leste chegou o som de uma buzina, mundo para...
Tem alguma coisa que muda,
Um povo grita: nós queremos deus,
A liberdade é só um dádiva sua.
Você abre os braços e encoraja os filhos
A serem irmãos.

Vá, doce grande homem, vá.
Vá, fala da liberdade.
Vá, onde o homem tem por irmã
A lepra e moscas sobre os lábios.
Vá e lembra a este coração meu
Que traidor puro eu fui.

Tradução: Vagalume.com  

Nenhum comentário: