Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 31 de maio de 2011

“Samo 10 apóstolos...”


Essa pérola da história política de Cruzeiro do Sul foi lascada na semana passada por um vereador no programa Juruá Notícias da TV Juruá.

“Samo 10 apóstolos...” Nossa Senhora do Desterro!!!

Mexeu com religião, o assunto já me interessa, principalmente para analisar no elemento que usa citações bíblicas o grau de manipulação e o interesse pretendidos.

O “meu” vereador em questão, um cearense, me fez refletir sobre as possibilidades do apostolado.

Entendo como um grande perigo o fato de vereadores se considerarem apóstolos. Primeiro que um apóstolo segue abrigatoriamente algum líder e nesse caso ao analisar o resultado das votações na câmara o prefeito seria esse líder. E assim, seria Jesus.

Mas, os apóstolos não foram 12? Sim, mas Judas (que eram dois, o Iscariotes e o Tadeu) foram excluídos da devoção católica. Um por ser o traidor e o outro por ser xará. Como gosto de dar razão a políticos despreparados, acho que o sábio vereador está certo.

Um apóstolo se faz apenas para cumprir uma missão. No caso dos apóstolos de Jesus (que eram 12) a missão seria levar o Evangelho a quantos fosse possível, no caso dos nossos vereadores-apóstolos-cruzeirenses, qual seria a missão?

Eu sei a que tipo de apostolado vereador intelectual está a serviço...

Não pode ser nada muito fácil de definir, mas nada que um bom contador não possa dar um “jeitinho” e nada que faça escandalizar Maquiavel. Só o simples, o circunstancial, o conveniente. Muito embora eu acredite que a melhor explicação esteja na própria Bíblia. Um bom apóstolo deveria saber que:


“O que anda em justiça, e o que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas”. Isaías 33:15-16


“Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração”. Eclesiastes 7:7

Um comentário:

Terra Náuas disse...

Texto irônico combinado a uma bela citação do eclesistes. Apenas fortalece ainda mais em mim o desejo pela honestidade e o caráter, mesmo diante de tantas iniquidades. Valeu!