Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Há 121 anos...

Há 121 anos era proclamada a “República dos Estados Unidos do Brasil”

15 de Novembro de 1889 é o dia da "Proclamação da República" brasileira, que marca o final do Império e o início de uma nova fase na vida política brasileira.

Entenda o que aconteceu:

Os homens foram buscar o Marechal Deodoro e o conduziram à praça onde a tropa já o aguardava. Dizem que estava adoentado. Tudo pronto: o cavalo, a espada, e a ausência do elemento fundamental  em qualquer movimento que pretenda ser legítimo – O POVO, mas dispensável em todos os grandes momentos da historiografia brasileira.

Os positivistas tinham arrumado tudo, inclusive que não houvesse derramamento de sangue (o que parece estranho é que chamaram os militares para dar o golpe). Deodoro era amigo do Imperador, por isso o espanto de Dom Pedro II: O quê? o Deodoro está no meio? Estão loucos...

Faltava tudo. Um nome ao País, uma constituição, uma bandeira, um hino. O nome, a bandeira e a constituição, foram transplantadas dos Estados Unidos da América. Mudam as cores e o dono. Na colônia foi Portugal, no Império a Inglaterra e na República os Estados Unidos.

A semelhança entre as bandeiras é enorme, conforme fotos abaixo e certamente não por coincidência.


A semelhança é incrível. O modelo é idêntico. O retângulo no canto superior esquerdo com fundo azul e contendo estrelas na cor branca, que simbolizam o número de estados.

As faixas horizontais com cores alternadas e em número de 13, igual à original americana.

Resumindo, faltou criatividade aos republicanos.

Nenhum comentário: