Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Todo dia era dia de índio, mas agora... (ou, pra quem tá se afogando jacaré é toco)


Ontem, ao acessar um famigerado jornal da capital (como eles gostam de ser chamados e que publica qualquer coisa desde que o elemento pague), tomei um susto.
Minha perplexidade foi ver estampado numa foto, como quem conduz um andor durante uma procissão, ou um herói do esporte diante de um feito inesperado, os índios de uma aldeia próxima a Cruzeiro do Sul, carregando nos braços um cidadão que há poucos anos (poucos mesmo) atacava inpiedosamente a  política ambiental do Governo da Floresta, com "menção honrrosa" à Senadora Marina Silva a quem se referia como: "Senadora dos macacos", "Senadora dos bichos", "Senadora da mata", e por tabela, "Senadora dos índios".
Os tempos são outros, é verdade, mas as formas de dominação se repetem.
Nossos índios, a quem devemos uma missa por dia para sermos perdoados pelas atrocidades cometidas, continuam sendo explorados e enganados, mesmo 510 anos depois da invasão de Cabral.
É difícil para quem passou da Segunda Série, ver uma foto daquelas e não achar ridículo. Não achar, pelo menos paradoxal.
Segundo a wikipédia, paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".
"Do que alguém (que não sou eu) pensa ser a verdade"... Entendeu?
Então é isso, ou se é crítico ou se é cretino. Prefiro ser crítico e ter uma memória que não me faça esquecer fácil as insanidades que ouço por aí. Muito menos algumas imagens em que há, clara e manifesta, uma "mão-invisível".

Nenhum comentário: