Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

domingo, 30 de agosto de 2009

Lightning Bolt ("raio")

Quando nas Olimpíadas de 1988 o canadense Ben Johnson venceu os 100 metros, assombrou o mundo e marcou um novo recorde mundial com o incrível tempo de 9,79 segundos.
Mesmo que ele estivesse “maconhado” (conforme se dizia à época), achei que era o máximo que um indivíduo poderia chegar.

Baixinho, entroncado, turbinado por asteróides anabolizantes o homem era uma máquina de velocidade. Entretanto, Ben era triste.
Pouco durou a glória do canadense, pois desmascarado teve que devolver a medalha. Até hoje tenho pena do coitado.

Em Atlanta,1996, o mundo se assombrou novamente. O assombro: Nos 200 m o estadunidense Michael Johnson estabeleceu um novo recorde mundial com 19,32 segundos.
Michael Johnson era o cara mais antipático que já vi. Era pedante, vaidoso, bem ao estilo seguidor do catecismo do “destino manifesto”.

Um dos momentos mais importantes da carreira de Jonhson, além das glórias, deve ter sido no Brasil em 1997 no 13º GP quando foi vaiado impiedosamente por uma multidão de 10 mil pessoas no momento da chegada. Era a vingança pela atitudeesnobe do campeão, contra a imprensa brasileira e um atleta do Vasco que um dia antes lhe pedira um autógrafo sendo repelido com grosseria.

Foi lindo: No domingo, o Estádio Célio de Barros lotado, em silêncio, só esperando o momento certo. O tiro da largada, 20 segundos, a chegada e uma sonora vaia. O bicho sentiu tanto que nem foi ao pódio e depois numacoletiva pediu desculpas ao povo brasileiro pela deselegância. Corria muito, mas era “fresco”.

Era antipático e teve o que merecia. Não basta ser ídolo, tem que ser simpático.
E simpatia é com o jamaicano Usain Bolt, o maior velocista de todos os tempos.
Usain St. Leo Bolt nasceu em Trelawny, no dia 21 de agosto de 1986. É o atual campeão olímpico e recordista mundial dos 100, 200 e do revezamento 4x100. Video.Bolt é o “cara”. Com um peso de 86 kg e 1.96 m de altura, é explosão, velocidade e simpatia. Sua envergadura, o tamanho das passadas e a aceleração, fazem do atleta um bólido . Em Pequim, ano passado, largou mal (foi o último a sair) e na metade da prova olhou para trás, abriu os braços e desacelerou. Sempre sorrindo (sua marca registrada),cumprimenta cada um dos concorrentes e cai nos braços da galera.

Naquele dia, quando venceu os 100 metros rasos, um detalhe chamou a atenção. A irreverência, a alegria e a descontração, coisas raras em velocistas e campeões.

O assédio transforma atletas vencedores em pedantes e antipáticos. Foi o mal que contaminou Michael Jonhson. Observando a desenvoltura, os números e a simpatia de Bolt, o antipático “Pato”(apelido de Jonhson) se torna ainda mais ridículo e detestável.

Assistir a performance de Usain Bolt nos dá a certeza de estarmos sendo testemunhas de um fato histórico da mais alta importância. Um dia vão querer saber onde estávamos no dia que o homem chegou ao limite da velocidade. Limite?Usain Bolt adverte que não conhece os seus.

Bolt é o "homem mais rápido do mundo" e pode ser ainda mais rápido. Sua histórica marca de 9,58 nos 100 m, segundo os especialistas pode ser em breve superada por ele mesmo e chegar aextraordinários 9,40 s.

Parece um sonho, uma miragem, mas Bolt parece não ser real. Não é aconselhável duvidar.
Fora os números, Bolt é diferente porque é uma surpresa. Enquanto os outros campeões se mostram arrogantes e vaidosos, ele sorri, pula, brinca com o mascote (como em Berlim), faz piada, se diverte.

O estilo Bolt de competir pode ser considerado displicência, mas é o estilo Bolt.
Estilo que deixa boquiaberto os especialistas. Ele consegue um nível de concentração tão elevado que consegue sorri e fazer brincadeiras com outros atletas nogrid de largada. Os brasileiros do 4x100 que o digam. Ao vê-los tensos, Bolt provocou: “Vocês deveriam era ir jogar futebol”. Depois explicou: “É que eles pareciam tão nervosos e eu quis tirar um pouco a pressão”.

Ele está certo. Daqui a pouco o corpo vai cansar e não conseguirá manter os mesmos tempos. Então hoje, ele se diverte e vai ganhando seus milhões.
Bolt é o "cara" da hora.

Nenhum comentário: