Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ainda sobre o "Dia do Soldado"

Tenho um amigo que foi soldado por oito anos. Muitas vezes ouvi suas queixas quanto ao tempo perdido, principalmente em relação a oportunidade de continuar os estudos. Lamenta ter aprendido apenas, em oito anos, a contar até quatro (um, dois, três quatro!) e a gritar a saudação militar.

Bem feito, sempre falei, é o preço que tens a pagar pelas barbaridades que seus antepassados cometeram. Não esqueça que foram vocês que mataram Jesus (sempre nos ensinaram que foram os judeus, não é? Pois não foram eles, foram os soldados romanos), Tiradentes, Felipe dos Santos, Frei Caneca, e tantos outros.

É apenas uma brincadeira, mas bem que nossos jovens, antes de viraram soldados, poderiam tler ou ouvir o “Último Discurso”, do filme O Grande Ditador de Charles Chaplin.
Eis o trecho em que o ditador Adenoid Hynkel (personagem satirizado de Adolf Hitler) conclama os soldados à lucidez e à esperança.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos! Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, ms dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. Adenoid Hynkel(Chaplin) em seu memorável discurso.

Nenhum comentário: