Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Eletroacre: Bancada age rápido e demitidos serão reintegrados segunda

Presidente da Eletrobrás garante que a estatal no Acre não corre risco de privatização.

Os 50 eletricistas e eletrotécnicos da empresa Etenge, prestadora da Eletroacre, demitidos recentemente, serão reintegrados ao trabalho na próxima segunda-feira (6). A garantia foi dada pelo presidente da Eletrobrás, Flávio de Moura, durante audiência com a Bancada Federal do Acre, em Brasília, na manhã desta quarta-feira.

O encontro foi agendado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB), para quem “é inadmissível demitir trabalhadores em empresas públicas lucrativas, independente do nível de crise que estejamos vivenciando”. Perpétua obteve o apoio da Assembléia Legislativa do Acre, através do líder do governo, deputado Moisés Diniz, para apressar a recontratação dos funcionários. E a solução veio num tempo recorde.

“Estou satisfeito com esse desfecho. A Eletrobrás segue orientação do governo federal e neste momento de crise as demissões não são boas pra ninguém”, opinou o senador Tião Viana. O mesmo entendimento foi seguido pelos deputados Gladson Cameli, Ilderley Cordeiro, Henrique Afonso e Nilson Mourão.

Mais vagas

O número de postos de trabalho para o Acre, anteriormente fixado em 90, foi expandido para 120, informou Flávio de Moura. A notícia foi motivada pela decisão do governo de intensificar as obras do Programa Luz Pra Todos, que leva energia convencional às comunidades rurais do estado, e pela obra que criará o linhão entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul, em fase de licitação neste momento. Os 70 funcionários restantes irão trabalhar nas sub-estações ao longo do linhão e serão contratados até o final de abril, segundo a Eletrobrás.

Pressão começou no Acre

Perpétua e Moisés Diniz exerceram uma pressão iniciada na última sexta-feira, em Rio Branco, onde assumiram o compromisso frente ao Sindicato dos Urbanitários para evitar o desligamento dos trabalhadores e exigir da Eletrobrás a ampliação do serviço. “Nada justifica botar na rua servidores treinados, capacitados e extremamente importantes para a empresa. A Eletroacre, seus próprios diretores sabem disso, conseguiu sair da crise faz tempo. Ela dá lucros ano após ano. Ao invés de se desfazer de mão-de-obra, é preciso estudar maneiras de aumentar seus quadros”, reagiu a deputada. Para ela, não há como aceitar, a partir de agora, que outros funcionários lotados nas prestadoras de serviços da Eletroacre sejam desligados de suas funções.

Urbanitários comemoram

“Estes trabalhadores, em sua maioria, já tinham dez anos ou mais atuando na área de fiscalização (combate a fraudes e roubo de energia) e cumprimento dos plantões aos sábados, domingos e feriados”, disse o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Marcelo Jucá. Ele elogiou a intervenção rápida dos deputados acreanos.

Privatização descartada

Os argumentos de falta de verbas, que motivaram a demissão dos funcionários anteriormente, foram substituídos, na reunião com a Bancada Federal, por projeções mais otimistas. Eles revelaram que o orçamento da empresa começa a ser revisto e não trabalham mais com o risco de privatização. Flávio de Moura deu garantias à deputada Perpétua Almeida de que a Eletroacre será retirada do Programa Nacional de Desestatização. A proposta, nascida no governo Fernando Henrique Cardoso, finalmente, parece estar descartada.

Perpétua Almeida havia mobilizado as bancadas da Amazônia, numa audiência tensa com o ministro Édison Lobão, no final do ano passado, na qual os parlamentares do Norte conquistaram o direito de participar de todas as decisões sobre o assunto.

Um comentário:

Luíz Almeida / Manaus-Am, disse...

Rapáa!!!!!, essa Deputada é "escrota" mesmo né??? Tbm é cobra?????