Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Varrendo a "sujeira" para debaixo do tapete

Domingo fui ao Gamelão dar uma olhadinha no Arraial organizado pela prefeitura. Fui desarmado de todo tipo de rancor.

Nesses eventos, diferente da maioria dos coitados que nunca ouviram falar em “panis et circensis”, costumo ficar arreliado, procurando filtrar os discursos, calcular o grau de satisfação dos incautos apreciadores de marmotas. Juro que não fui para ver, muito menos criar problema.

Diferente da maioria, que se lambuza na gamela, prefiro ficar pelos cantos meio envergonhado de ser pego em eventos pagos com meus impostos sem a devida transparência. Vergonha de ser abestado.

Fiquei pelos cantos, mais exatamente ao lado do palco onde as “autoridades” se empoleiram. Comparando mal, o palco do Gamelão é como um trono egípcio. No alto da escada os seguranças imóveis parecem estátuas a proteger um faraó, se botar uma lança na mão e botar um penacho na cabeça ficam parecendo um dos Dragões da Independência no Palácio do Planalto. 
Ali, poucos sobem, por precaução talvez, com medo de ter que pagar algum impostosinho criado de última hora só para aproveitar a oportunidade.

Mas, como falei, não fui criticar a festa, fiquei ao lado porque era o único lugar de onde seria possível ver as Quadrilhas se apresentando.
E lá pelas tantas um pouco antes da primeira apresentação dois cidadãos cruzeirenses (cidadãos na marra sem título concedido pela Câmara Municipal, é claro), moradores de rua, um de nome da família dos galináceos, outro da família do tabaco, pintaram na festa. 

O Brejeira rodou por ali, e como talvez achando toda aquela baboseira um tremendo saco, voltou para casa, que no caso dele é qualquer lugar ali pelo centro. Já o Galo cometeu o grave pecado de querer dormir ali pela Gamela, quem sabe aproveitando a boa música do Bruno Barros.

Mesmo dormindo, a presença daquele cidadão cruzeirense (sem título concedido pela Câmara Municipal, é claro) representava uma terrível ameaça ao “sucesso do evento”.

Não posso provar, mas acredito que a “ordem de limpeza” deve ter partido dos organizadores do evento, pois pelo que conheço de seguranças eles são super limitados das ideias, mesmo as mais tolas.

Assim, dois seguranças agarraram o “criminoso” com a missão de afastá-lo das vistas do povo. Foi quando vieram na minha direção. Um dos seguranças-garis, parecendo o comandante da guarnição resolveu o problema da pior maneira possível, jogando o cidadão sob a armação do palco, onde o faraó, ou seja o “prefeito municipal”, a esposa do “prefeito municipal” e alguns secretários estavam. E o fez de uma forma desumana, demonstrando uma violência desnecessária, empurrando a perna do cidadão (que insistia em não ficar escondida embaixo do garajau) com o bico do coturno. Um cidadão ao lado tomou as dores e os dois seguranças-garis o encararam, me aproximei do provável tumulto e pedi calma. O rapaz encarado tratou de sair e os seguranças reconhecendo a vacilada também. E a festa comendo no centro...
Saquei o celular e fiz a imagem abaixo.
Parece que alguns grupos ainda se apresentaram, mas a imagem daquele cidadão (que é portador de deficiência mental e é preso todo dia ali pelos mercados) ali, jogado embaixo do palco do evento era forte demais para ser ignorada.

Assim caminha a humanidade, assim nossos governantes tratam os excluídos, os indesejáveis, os desajustados. Dissimulando, escondendo, camuflando...


Varrendo a sujeira para debaixo do tapete, acreditam que estão se livrando da responsabilidade, ou pelo menos, maquiando a realidade.

Dessa vez eles não conseguiram. 

2 comentários:

Terra Náuas disse...

Boa Francenei. Tanto a foto precisa q capturou o instante oportuno, qto a imprecisa, mas hilária comparação com os Faraós do Egito Antigo. Oxalá q as areias do tempo levem para sua tumba todas as múmias mantidas as custas da população

Wallace Rocha disse...

Momentos como este merecem ser eternizados! Uma excelente materialização da nossa dura e vergonhosa realidade. Merece ser compartilhado integralmente. Por isso peço permissão já para fazê-lo. RS!
Abraços, meu amigo. Nessas eleições, parece que nós teremos muito sobre o que escrever. RS!