Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Oito horas...

Depois de oito horas novamente (depois de uma semana) a ponte sobre o Juruá. Voltamos.

Não é necessário muitos cuidados além dos comuns em qualquer percurso. Calibragem de pneus, alinhamento e balanceamento, nível de fluido de freios, reservatório do radiador, estepe e uma boa noite de sono.

Foi ótimo, principalmente pela oportunidade de prestar aos viajantes algumas informações. Por exemplo:

A distância - Do Cine João Paulo, (bem no centro de Rio Branco) até a cabeceira da ponte no Juruá é de aproximadamente 610 km. Com os desvios de Feijó e Tarauacá além da Variante o percurso encurta em quase 50 km.

O tempo - É possível fazer o percurso em menos de 8 horas, não resta dúvida, mas o risco de um acidente aumenta enormemente. 
Vejamos: 
Tempo de 8 horas (o que fiz entre 06:30 às 14:30h, incluindo as paradas para uma refeição, reabastecimento em Sena Madureira e outras para ir ao banheiro) - velocidade média de 76,25 km/h; 
Para 7 horas - 87,14km/h;
Para 6 horas - 101,66km/h;
Para 5 horas - 122,00km/h. Obs: Em um automóvel é necessário quase parar em alguns trechos para escolher a melhor passagem e aí...  
O consumo: Sem pressa, numa direção econômica, com pouca chuva o que dá para quase dispensar o ar condicionado, é possível fazer o percurso com um tanque. O tanque do Fiesta Street motor Zetec Rocan 1.0 tem capacidade para 45 litros mas é melhor completar em Sena Madureira, ou em Tarauacá.
Outras informações: 
Nunca abasteça em Feijó. Ali a gasolina é R$3,56 o litro (veja na foto). A mais cara que encontrei e de qualidade duvidosa (acredito que deve ter ouro na composição). 
Em Sena Madureira os preços são semelhantes aos praticados em Cruzeiro do Sul que é 3,37 em média.
Em Rio Branco o preço médio é 3,00.
O pior trecho da estrada é Rio Branco - Sena Madureira pois são mais de 100 km esburacados. Nos demais trechos ruins a buraqueira  não ultrapassa 20 km. 
Hoje (27.01) havia pelo menos 3 equipes realizando tapa-buraco. 
Não há fiscalização rodoviária em parte alguma e cada um faz o que quer.

Fazendo as contas: Se for sozinho é mais barato ir de moto, ônibus ou avião. Duas pessoas ou mais, vá de automóvel, com R$300,00 você abastece.

Agora, sair de férias, pegar a estrada com sua família, sem preocupação, de cara pro vento, não tem preço...

Nenhum comentário: