Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cercamentos Modernos

Um dia desses, voltando para casa me deparei com duas enormes crateras engolindo a pista. Uma, próximo à antiga Eletrônica Paiva e a outra no cruzamento das ruas Rio Grande do Norte com a 28 de Setembro.

Até aí tudo bem, buraco nas ruas de Cruzeiro do Sul não mereceria ser tema de um artigo, mesmo num bloguesinho como esse. Mas o que causou surpresa foi os grandes cercados protegendo as crateras.

Como sou professor de História, logo me veio à lembrança uma expressão tipicamente histórica – “Os Cercamentos”. Vamos à História e espero contribuir:

Antigamente a terra era de uso coletivo. A “propriedade privada” tal como a concebemos hoje, é um conceito puramente capitalista, colocado em prática na Inglaterra do século XVIII.

Se não fosse instituída, o capitalismo industrial não teria evoluído rumo à efetiva separação entre capital e trabalho, ou seja, não teria logrado o sucesso que logrou.

Os cercamentos nasceram em plena Revolução Industrial. Foi uma tentativa bem sucedida de tornar a produção mais eficiente garantindo matéria-prima e principalmente mão-de-obra para tocar as fábricas, inicialmente de tecelagens.

Com a industrialização, os senhores feudais passaram a “cercar” as suas terras arrendando-as como pastagens de ovelhas para a produção de lã e delas expulsando os camponeses.
Sem terra para fazer roçados, os camponeses migravam para as cidades em busca de um emprego nas fábricas.
E assim, para resolver os problemas causados por um contingente de pobres, o governo passou a cobrar dos industriais um percentual sobre seus lucros (que foi chamado de imposto), para construir conjuntos habitacionais, creches, penitenciárias, asilos e manicômios, para abrigar os indesejáveis indispensáveis.

Um pouco parecido, em Cruzeiro do Sul, a Prefeitura cobra dos contribuintes, suas taxas de IPTU, 50% de IPVA, ISS, alvará disso, alvará daquilo, apenas para recuperar ruas, para recolher o lixo, para recolher os cachorros, e outras coisinhas mais.

Quanto ao “cercamento” dos buracos, acredito ser uma tentativa da Prefeitura de proteger sua propriedade de algum motorista distraído. É uma forma de dizer aos moradores da cidade: Estes buracos são nossos, e representam a nossa administração.

Abaixo, fotos de um desses “cercamentos”.

Um comentário:

Izau Melo † disse...

É isso aí, crítica com bom humor, o artigo é engraçado mas a realidade não. nunca nos enganamos com a atual prefeita, a sua administração não tem nada de engraçada, embora não confie muito espero que nosso próximo prefeito não pegue carona no moderno modelo de governar da prefeita, ela tem um jeito muito intessante de resolver problemas como esse ai dessas crateras marcianas, é só esquecer que existe rua, uma prova disso é só olhar a ladeira que desce em frente ao salão cultural Cordélia Lima.

Fica aqui minha indignação!!!