Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Grande Ditador (Por analogia)

Faltando 24 dias para o pleito de 2012 e diante da voz e da cara imunda de alguns patifes candidatos a vereador e prefeito, fui lembrar de um dos mais célebres discursos do cinema.

O Grande Ditador é um sátira  ao nazismo e ao fascismo lançado em 1940. A cena clássica é o último discurso onde um barbeiro judeu (Chaplin) por engano substituindo Adenoid Hynkel (também interpretado por Chaplin numa paródia de Adolf Hitler) faz um  discurso contrário a tudo o que os nazistas pregavam em sua doutrina. Faz um apelo ao amor e à paz, "incitando" o povo a baixar armas, a lutar contra os ditadores... Surpreendente... 

O motivo da minha lembrança justamente agora: Simplesmente por alguns trechos. Alguns, sublinhados para facilitar as comparações com o eleitor cruzeirense principalmente aqueles mais miseráveis. Ei-os:

“Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia...
Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão!
Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

E a parte mais surpreendente...

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós.

Meu Deus, como pode ter falado assim para nós cruzeirenses? 

Veja, parece que ele está falando para os eleitores cruzeirenses...

Nenhum comentário: