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quarta-feira, 30 de março de 2011

Quem for tatu que cave, quem for macaco que trepe...

Em Cruzeiro do Sul o litro de gasolina bateu os R$3,50. E em todos os postos do município, e na mesma madrugada. Parece que foi combinado e se foi está claro a formação de um cartel. A prática configura crime contra o sistema financeiro.

Mas você sabe o que é CARTEL? É bom saber para pelo menos morrer mais tranquilo. Que nos roubem, mas pelo menos roubem um povo que tem consciência que está sendo roubado.

A definição abaixo é do site Wikipédia e servirá para ajudar as inocentes autoridades de Cruzeiro do Sul na investigação do caso. Surpreendente, escandaloso e nojento.

Punir os responsáveis será a coisa mais fácil. Afinal, no capitalismo não existe coincidências, como explicar o mesmo aumento dos combustíveis em todos os postos do município na mesma noite?

Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

A formação de cartéis teve início na Segunda Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX.

Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos. Na prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa.

Cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.

Ao artificialmente limitar a concorrência, os membros de um cartel também prejudicam a inovação, impedindo que novos produtos e processo produtivos surjam no mercado. Cartéis resultam em perdas de bem-estar do consumidor e, em longo prazo, perda de competitividade da economia com o um todo.

Segundo estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os cartéis geram um sobrepreço estimado entre 10 e 20% comparado ao preço em um mercado competitivo, causando prejuízos de centenas de bilhões de reais aos consumidores anualmente.

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