Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

domingo, 4 de outubro de 2009

Hoje é Dia de São Francisco

Oração de São Francisco de Assis

Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

A oração acima, imortalizada no Brasil através da voz de Raimundo Fagner, é conhecida como Oração de São Francisco.
Sua autoria é controversa, possivelmente obra de algum poeta francês (apareceu em Paris na França, em 1912). Costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis, mas...
A primeira publicação impressa da oração ocorreu em 1916 em Roma juntamente com uma gravura do santo no verso da folha.

Seja qual for sua origem, uma coisa é certa: É uma lição de humildade e espírito cristão.
Lá em casa, São Francisco é o santo mais festejado. Tenho um irmão (Francisco Altaniro) que nasceu no dia 4 de outubro (Dia de São Francisco). Ficou fácil para meus pais a escolha do nome. O cara já nasceu no dia do santo, o pai é Francisco, o avô materno é Francisco, e o Padre que o batizou é Francisco (Dom Francisco Merkel, Bispo de Humaitá-AM). Não poderia mesmo se chamar José.

Em Porto Walter há (ou pelo menos havia) uma imagem de São Francisco na Igreja. Durante as missas eu ficava olhando-a intrigado com o significado daquela caveira aos seus pés (como até hoje não compreendo). Seria São Francisco o santo dos mortos?

Mas e você, sabe quem foi São Francisco de Assis?
Também achei que soubesse, e que o de Assis(ou Das Chagas) e o Xavier fossem a mesma pessoa. Pois não são.

São Francisco Xavier (Francisco de Jaso y Azpilicueta) nasceu em Xavier, a 7 de Abril de 1506 e faleceu a 2 de Dezembro de 1552, na ilha de Sanchoão, próxima de Macau, foi um missionário cristão. Pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus. A Igreja Católica considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". É o padroeiro dos missionários, Padroeiro da Diocese de Registro (SP) e também um dos padroeiros da Diocese de Macau.

Já o Francisco de Assis... Nasceu com o nome de Giovanni Battista di Pietro Bernardone, (em Assis - Itália, Verão ou Outono - junho/dezembro de 1181 ou 1182 — 3 de Outubro de 1226) foi um frade católico, fundador da "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Foi canonizado em 1228, dois anos após sua morte. Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itália.
Devido a sua defesa à natureza, é também conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente: as igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro.

Note-se a data de sua morte (3 de outubro, não 4 como se comemora) e o nome Giovanni (João).
Mais sobre São Francisco de Assis nos links abaixo:
http://www.cademeusanto.com.br/sao_francisco_de_assis.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis


Aqui pelas redondezas é o Santo Padroeiro de várias paróquias da Diocese de Cruzeiro do Sul. Mâncio Lima, Guajará, Tarauacá e Ipixuna celebram novenários com procissões no encerramento que ocorre hoje.

Nenhum comentário: