Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Curiosidade (Eu preparo uma canção)

Canção Amiga - Carlos Drumnond de Andrade


Eu preparo uma canção

em que minha mãe se reconheça,

todas as mães se reconheçam,

e que fale como dois olhos.


Caminho por uma rua

que passa em muitos países.

Se não me vêem, eu vejo

e saúdo velhos amigos.


Eu distribuo um segredo

como quem ama ou sorri.

No jeito mais natural

dois carinhos se procuram.


Minha vida, nossas vidas

formam um só diamante.

Aprendi novas palavras

e tornei outras mais belas.


Eu preparo uma canção

que faça acordar os homens

e adormecer as crianças.


Drummond era um gênio. Pela forma e pelo conteúdo.


Tão genial que foi parar na nota de 50 Cruzados Novos. Nunca entendi estranha homenagem. O que "Canção Amiga" tem com economia?


Para os que tem memória curta, a cédula foi lançada no breve período de 89-90 (dois anos após a morte do poeta, se é que os poetas morrem) e trazia estampada em um dos lados a reprodução manuscrita do poema.


Alguém lembra o que dava para comprar na época com 50 Cruzados Novos? E agora eu...


Abaixo, a cédula do poeta, feita para colecionadores e apaixonados pela literatura.

Nenhum comentário: