Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Deputada garante Praça da Juventude em Cruzeiro do Sul

Uma frase chama atenção no hall de entrada de alguns ministérios: "veja como o esporte pode fazer bem ao nosso povo. O recurso pode estar em suas mãos".
Curiosa - e atraída pela mensagem -, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) abriu mão de alguns dias de férias, em pleno recesso parlamentar, articulou contatos com o Ministério da Justiça e garantiu empenho de R$ 1,5 milhão ao Orçamento de 2008 para execução de uma das obras mais importantes a serem construídas este ano no Acre.
A confirmação do empenho é, na verdade, um presente que os mais de 85 mil habitantes de Cruzeiro do Sul não esperavam agora.
Na segunda maior cidade do Acre será construída uma Praça da Juventude, o mais arrojado programa do governo federal criado para democratizar a prática esportiva em regiões carentes.
A idéia e suas vantagens foram anunciadas pelo ministro Tarso genro (Justiça), durante recente visita ao Acre. É uma aposta das autoridades para a redução de danos (violência) e acolhimento ao cidadão de qualquer faixa etária.

A verba , contida na rubrica extra-emenda, parecia impossível naquele momento. Era final de dezembro e a deputada acabara de fechar as planilhas de suas emendas individuais, que totalizaram R$ 10 milhões para contemplar as cidades acreanas, após vários encontros com os prefeitos eleitos para definir a prioridade dos investimentos sociais.

A Praça da Juventude permite a construção de vários espaços esportivos em um só local. É imponente vista nas maquetes do Ministério dos Esportes mas nem por isso extraordinariamente cara.
O projeto inclui campos de futebol, teatro arena, pista de skate com espaço para a terceira idade, quadra de vôley de praia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, pista para salto e área de exercício.
"O foco é a juventude, mas esse tipo de investimento também atende a outras faixas etárias das áreas urbanas e rural de maior vulnerabilidade social. O que mais importa pra nós é a inclusão social e a diminuição dos índices de violência", explicou a deputada. "Quando não estão na escola, nossos jovens de Cruzeiro do Sul poderão estar praticando esporte. Isso os afastará do contato direto com o crime, das drogas e do álcool", concluiu a deputada.

Em Brasília, o prefeito Wagner Sales fez um agradecimento especial à deputada Perpétua Almeida e informou a ela que o município já dispõe de uma área onde a obra será levantada. O próximo passo é a abertura da licitação.
"Será próximo do 61 BIS", disse. "Eu tenho absoluta certeza de que nossos jovens terão o que fazer ao invés de procurar botecos para beber", concluiu o prefeito. Ele admite que Cruzeiro do Sul não oferece opções de lazer aos jovens, em especial, a não ser o velho estádio de futebol construído em 1972, que hoje está deteriorado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba!!!!, essa Dep. Perpétua Almeida é "escrota" mesmo?? Só podia ser uma Jararáca....

leonardo disse...

mentira ela ta certa