Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Parabéns, Porto Walter! Em 25 de Junho?

Hoje se comemora o aniversário de Porto Walter, mas o 25 de Junho como a data de fundação do município sempre me irritou. Há 20 anos tenho tentado encontrar uma prova contundente, documental e fundamentada sobre esse dia tão importante.

O que temos é um texto que a meu ver foi criado para justificar uma vontade. Tendo sido ao longo do tempo reproduzido e alterado por alguns sites. Vejamos:   

"Porto Walter, antes de ser município era formado pelos seringais: Tavares de Lira, Humaitá e Cruzeiro do Vale, congregando grande número de brasileiros, (na maioria nordestinos), até mesmo estrangeiros, em busca de riquezas trazidas pela borracha.
Em 1910, 'aproximadamente em 25 de junho' (grifo meu) aportou ao município (que município?) um batelão de grande porte, comandado pelo Coronel Absolon de Souza Moreira, que fixou residência na parte mais alta da terra firme. Foi ele que iniciou o desbravamento desta região. Em seqüência apropriou-se de grande soma de hectares de terras que dividiu com os amigos que chegaram posteriormente."

O texto acima é da Biblioteca doIBGE e fora dele, não sei ao certo qual a origem do texto, nem em quais documentos o primeiro autor teria se baseado para escrever este arremedo de histórico sobre as origens de Porto Walter. 

Em outros textos sobre o histórico do município, surge a frase entre vírgulas "aproximadamente em 25 de junho" o que nos leva a crer que é um enxerto para justificar a data escolhida para o aniversário do município, pois se o autor tivesse um documento para basear-se não precisaria "aproximar".)

Mas hoje (de vinte anos para cá), é o aniversário de Porto Walter. E parabéns a todos os resignados residentes que há mais de 124 anos(data da primeira citação de um autor sobre os primeiros exploração na localidade) resistem à exploração - nas estradas de seringa e nos caminhos das urnas.  

Nenhum comentário: