Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Telexfree? Como é que é? Esconjuro!!!


Procon denuncia Telexfree para MPE, Ministério da Fazenda e Polícia Federal

Um número cada vez maior de consumidores procura o Procon para solicitar informações sobre a empresa Telexfree e sua legitimidade. No momento a Telexfree indica um grande crescimento no estado e após observação do funcionamento da empresa, foram detectados indícios de crimes. Como resultado o órgão encaminhou denúncia ao Ministério Público Estadual, à Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e à Polícia Federal.
O inquérito civil instaurado pela promotoria de Defesa do Consumidor (nº 01/2013) mostra diversos pontos controversos e os possíveis crimes que colocam o consumidor em risco na hora de aceitar este tipo de negócio. Dentre as possibilidades, há uma infração na Lei Federal nº 1.521/51 art. 2º, onde diz que é crime: “Obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (‘bola de neve’, ‘cadeias’, ‘pichardismo’ e quaisquer outros equivalentes)”, incluindo a Pirâmide de Ponzi.
Há também a possível violação no Código de Defesa do Consumidor (CDC), com: propaganda enganosa, omissão de informações de produtos e empresa, abuso da fraqueza ou ignorância do consumidor, condições de desvantagem exagerada, dentre outros. A preocupação do Procon é esclarecer para a população o grande risco existente (quando um cidadão aceita participar desta rede), evitar que consumidores acreanos sejam lesados e fazer com que a empresa se explique diante dos órgãos competentes.
Entenda a pirâmide de Ponzi
A pirâmide tem o nome por conta do imigrante italiano, Charles Ponzi, que conseguiu fazer fortuna rapidamente nos Estados Unidos utilizando esse método. Este sistema financeiro é insustentável e funciona a base de novos investidores. Os primeiros envolvidos investem e conseguem lucrar recrutando outros participantes, porém quanto maior o alcance da pirâmide menos sustentável ela fica, pois ela depende dos investimentos posteriores. Sem novos investimentos, a grande parcela dos envolvidos fica no prejuízo.

Um comentário:

Unknown disse...

Olha... eu sou servidor público, formado em direito, e estou na TelexFREE há 3 meses, e só tenho uma coisa a dizer, trata-se de uma empresa que cumpre absolutamente todas as suas obrigações... nenhuma das ações da empresa são promessas infundadadas, tudo que que você faz na TelexFREE está amarrado no contrato, a matéria fala em boatos que a empresa dissemina...que boato? tudo que acontece na empresa é às claras, bem explicado nos detalhes para cada divulgador... a empresa tem um produto muito forte, minha família inteira usa as linhas telefônicas da telexfree, e todos estão super satisfeitos... Olha, nós da TelexFREE temos que estar preparados para coisas como essa, a TelexFREE é umas das empresas que mais cresce em TODO O BRASIL, e nao só no acre, e isso incomoda muita gente, tem pessoas que farão e ecreverão de tudo para arranhar a imagem da empresa... mas uma coisa é certa...NÃO VÃO CONSEGUIR...pois a empresa é totalmente correta, honesta e proba... e no final das contas, essas tentativas frustradas só vão acabar divulgando ainda mais o nome da nossa TelexFREE. Essa matéria está baseada nas palavras..."Dúvida?","Possível Violação?", "indícios?", "Entre as possibilidades?"... Pois eu trabalho com FATOS... as palavras que todos os milhões de divulgadores TelexFREE possuem para descrever a empresa são: "responsabilidade", "Compromisso", Seriedade", "Pontualidade", "Transparência" e "Um anorme crescimento e uma grande perspectiva de futuro"... Isso sim são palavras em que eu acredito, são palavras que não estão no campo da especulação, são palavras que traduzem a realidade e podem ser comprovadas por centenas de milhares de duvulgadores pelo MUNDO a fora.
No final de mais esse fantasioso e infundado artigo, o "autor" desconhecido, omisso, oculto... acreve que: "Na verdade, e intenção Procon é esclarecer para a população o grande risco existente". Hora bolas, telexfree não é um aprego de carteira assinada, você compra uma franquia e desencolve seu negócio... e como TODOS OS NEGÓCIOS DO MUNDO, ela tem riscos sim, claro que tem... aliás, se eu montar uma barraquinha de pipoca na minha calçada, alguém vai me dizer que nao tem risco? e se ninguem comprar minha pipoca.... Ahhh SrAutor oculto, omisso e desconhecido, faça-me o favor, não subestime a inteligência das pessoas, nós sabemos que um Inquerito Civil trata-se de mero procedimento administrativo (pré-processual), de natureza inquisitiva, não contraditório, e até dispensável. Somos inteligente o bastante para saber que não tem uma só palavra nesse texto que represente a realidade da TelexFREE, não sou idiota, se fosse o que o artigo sugere, eu já teria saído, ou melhor, nem teria entrado. Vamos com força para 2013, a TelexFREE vai crescer muito mais.