Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento...

Ontem recebi uma ligação da Professora Alexandrina Félix. Alexandrina é professora universitária e cruzeirense como a maioria dos poucos leitores deste blog. Socializava uma preocupação - a podridão do esgoto da cidade a quem chamamos de Boulevard. 

E citou uma frase de "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. "...por fora bela viola, por dentro pão bolorento".

Assim é Cruzeiro do Sul, uma sepultura caiada, uma cidade que no discurso do prefeito "está pronta para o futuro" e "sem desafios para o novo mandato". 

Em reportagem à TV Juruá o repórter Erisnei Mesquita denunciou que ESGOTO NO CENTRO AFETA COMÉRCIO E RESIDÊNCIAS

Estamos a uma semana do Natal e como sempre "há quatro anos na história desse 'meu' município" foi armada diante da catedral uma enorme árvore de natal formada por "UM MILHÃO DE LÂMPADAS" (foi o que falaram na inauguração. Superfaturamento de pisca-piscas, será?).

O Natal organizado na Praça do Gamelão é uma bela viola, símbolo da hipocrisia e da idiotice tropical. Papai Noel é invenção do capitalismo, última tentativa no ano dos ladrões roubarem o nosso 13º salário (em 2012 eles vão se lascar... pois o 13º se vier é lá pra depois). 
Papai Noel é um duende barbudo que com sua indumentária ridícula no calor  dos trópicos não passa de uma trapaça, um engodo. 

Uma bela viola... mas a 250 metros dali o Igarapé Boulevard, o esgoto da cidade rola por alguns degraus e escorre para o Juruá. 

O Boulevard é o sistema de esgotamento sanitário mais eficiente em Cruzeiro do Sul, uma obra que os prefeitos se orgulham de ter recebido da geografia. 

Se na Antiguidade todos os caminhos conduziam a Roma, em Cruzeiro do Sul, toda a bosta é conduzida ao Boulevard. Só que a bosta fede e diluída incomoda os comerciantes, mas infelizmente não chega ao Gamelão.

Ali, no Gamelão, os pais podem posar com o Papai Noel, fotografar uma árvore de natal de "UM MILHÃO DE LÂMPADAS" e 18 metros de altura.

O cinismo e a hipocrisia são tamanhos que a palavra francesa "boulevard" que alude a "um tipo de via de trânsito, geralmente larga, com muitas pistas e dividido nos dois sentidos, geralmente projetado com alguma preocupação paisagística. (ver wikipédia), aqui é um esgoto e uma redundância de lascar: Avenida (boulevard) Boulevard (avenida) Thaumaturgo...


Assim é Cruzeiro do Sul, "pronta para o futuro" e "sem desafios" Por fora, bela viola, por dentro pão bolorento.

Um comentário:

Luíz Almeida disse...

Combatente!!! FALOU E DISSE MARUJO... Rapaz!! Ainda tem isso aí, é??