Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

sábado, 8 de dezembro de 2012

STAR - material de construção. Cuidado, eles cobram taxa extra pelo uso do cartão!!!

Há alguns anos um cidadão cruzeirense (acadêmico de jornalismo residindo em Rio Branco, acho) escreveu uma carta em que falava certas verdades que muitos tinham vontade de falar mas não tinham coragem.

Não deu outra. Rapidamente uma turminha de endinheirados se organizou e publicaram uma nota de desagravo contra as "ofensas" que o cidadão tinha falado. Acredito que se pudessem tinham matado o rapaz.

No dizer desses "donos da cidade" o desvairado tinha atacado a honra das famílias cruzeirenses.

Cheguei a ler a carta (que se não me engano foi espalhada ali pela praça de táxi, por que será...) e não vi nela nada que pudesse atacar as famílias cruzeirenses. Não me senti atacado na minha honra pois não fui atacado de ser traficante, não ladrão, mercenário...

Nunca vi tanta verdade em tão poucas linhas. Aquilo não era apenas uma carta era um tratado sobre a história social e econômica de Cruzeiro do Sul. É lógico que o panfleto (que era inclusive assinado) carecia de provas, não citava nomes mas nem precisava. Aquele parágrafo era para "o", aquele era para "o outro", e aquele outro ali era para os empresários.
Ah, cabra arrochado! Por onde andará aquele sujeito que com um simples texto abalou a Associação Comercial, a maçonaria, a Igreja, os políticos de Cruzeiro do Sul? Pelo ódio que causou acredito que deva ter sido eliminado. Sera?...
Hoje me lembrei daquele documento.
Lembrei pelo seguinte: Fui comprar uma saca de cimento e me surpreendi com o preço. Tinha baixado de 42,00 para R$36,00.
- Sério? Bom, assim eu vou levar duas.
Me dirigi ao caixa e ao sacar o cartão Visa para efetuar o pagamento a moça me informou que por ser no cartão teria um acréscimo de R$2,00.
- Como é que é? Mas eu vou pagar no "Débito à vista", vou transferir da minha conta para a da sua loja.
- Senhor, no cartão a gente paga uma taxa...
Ainda bem que criaram o estatuto do desarmamento porque numa hora dessas você fica possesso.
Como a necessidade faz o ladrão aceitei ser roubado e paguei a extorsão.

O nome da loja é STAR MATERIAL DE CONSTRUÇÃO (caso você queira boicotar), mas cobrar taxa extra por uso do cartão é uma prática comum em Cruzeiro do Sul. Com dinheiro na mão você paga um valor, com cartão, mesmo no débito, a conta é maior.

Isso é legal?

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) alerta para que empresários e consumidores devem ficar atentos para que, no caso de pagamentos realizados com cartão de crédito e débito, não sejam cobradas taxas de administração.
Segundo afirma a entidade, os encargos das transações são cobrados pelas administradoras dos cartões aos estabelecimentos. Por cada transação é repassado, em média, 5% em cima do valor da compra para as administradoras. No entanto, os clientes não podem pagar por esses encargos, alerta a Abecs.
Outro ponto que merece atenção das partes no caso de pagamentos com cartão é a cobrança diferenciada de acordo com a forma de pagamento. Isso porque, do ponto de vista legal, a venda a crédito ou a débito não deve ter diferenciação. O fornecedor não é obrigado a aceitar cheque ou cartão, desde que ele comunique ao cliente antes de ele se dirigir ao caixa para fazer o pagamento.

Temos por aqui uma burguesia voraz, alguns, desdentados e analfabetos conseguiriam surpreender Bill Gates em como se tornar multimilionários em menos de uma década. Os cursos de economia deveriam convidar alguns desses elementos para dar palestra aos seus alunos.

Lamentavelmente, Cruzeiro do Sul hoje se encontra (como era no passado) nas mãos destes miseráveis que fizeram fortuna nos seringais explorando seringueiros e hoje dominam a cidade econômica e politicamente.

Para quem olha Cruzeiro do Sul de fora, que não vive aqui é muito fácil falar que as nossas fortunas foram movidas à droga, mas quem frequenta o comércio local, rapidamente compreende a natureza da multiplicação dos milhões. O milagre é exploração cruel mesmo, droga é risco, comércio onde existe isenção de impostos e a população não sabe, onde se manipula tudo, é segurança e acredito até que deve ser mais lucrativo.

E assim caminha a sociedade cruzeirense...

Recentemente os empresários ameaçaram fechar a BR-364 caso o governador não revogasse um decreto em que reduzia o peso dos caminhões de abastecimento de produtos. Dizia o presidente da Associação Comercial que caso o governador não liberasse os bitrens e as gaiolas a mercadoria poderia aumentar em até 15%. O governo cedeu, mas os preços não caíram. Hoje eles estão trazendo a carga que queriam economizando no frete e ficando com o lucro.

Isso é chantagem, é imoral.

Onde está a obra social? Onde está o lado humano desses nossos irmãos comerciantes? Mas eles ajudam a Apadeq... é pouco, deveriam trabalhar na prevenção.

Já sei, comerciante não tem coração.

Doravante será assim, percebi a malícia, vou jogar na rede. Não tenho estômago para aceitar patifaria.  

Nenhum comentário: