Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Até tu, Demóstenes?

Sobre os últimos acontecimentos da política brasileira, mais precisamente, da lamaceira da política, fiquei arrasado. 

Confesso que durante o mensalão até de Lula eu cheguei a duvidar, mas do Senador Demóstenes, nunca. Demóstenes parecia um homem de conduta ilibada, ético, arrochado, por isso mesmo, relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, responsável pela Lei da Ficha Limpa.

Mas é político. E sendo político...

Quando soube do escândalo, logo me veio a lembrança uma frase declamada por um amigo ao definir os políticos: "Ou você é honesto ou é político". Longe da generalização fácil e injusta, não poderia deixar de lembrar Jeferson Peres, José Alencar... ainda que ciente da possibilidade de falcatruas acobertadas e dissimuladas ao longo de suas carreiras políticas. 

Mas do Senador Demóstenes Torres do DEMOCRATAS, nunca "maldei". Claro que confiar em alguém que defende um partido político que nasceu da dissidência do PDS (antiga ARENA que dava sustentação à ditadura militar) não é muito inteligente, mas o Senador Demóstenes...

Já passei da idade do ímpeto. Antigamente me alegrava com o desmascaramento de um pilantra, hoje me chateio com a expiação de um para salvar seus pares. O que a gente fica sabendo de maldade e pilantragem é importante, mas o que me incomoda é o não revelado, é o que se acoberta para acomodar os demais.

Demóstenes e sua ligação com a ilicitude nos surpreende? Nem tanto, não por ser político, não por ser Democratas, mas por ser Demóstenes, por ser um lobo em fantasia de cordeiro.

Nenhum comentário: